Doenças da mente afetam número cada vez maior de pessoas e merecem todos os cuidados.
A importância da saúde mental
A saúde mental foi considerada por muito tempo, um assunto de segunda importância. Com o avanço da medicina e o conhecimento sobre o corpo humano e sobre as doenças que nos cercam, a estabilidade mental e a psique se distanciaram da prioridade geral.
Nos últimos anos, o número de pessoas afetadas por dificuldades psicológicas se provou alarmante. Alguns anos atrás a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que cerca de 700 milhões de pessoas sofrem com problemas da mente.
As doenças mentais e o mito da loucura
Ao contrário do que ainda se acredita em muitos lugares, as doenças da mente não tem nada a ver com a loucura. Elas devem ser entendidas e tratadas como qualquer outra doença, assim como a obesidade, o câncer e a diabetes.
Depressão e ansiedade
A depressão e a ansiedade são consideradas, hoje, as duas principais doenças da mente. Ainda de acordo com a OMS, 10% da população brasileira vive com a depressão e outras 10 milhões de pessoas sofrem os efeitos da ansiedade.
A atenção contra essas doenças deve ser dobrada com os adolescentes. De acordo com Dráuzio Varella, as chances de enfrentar a depressão aumentam após a puberdade e tem o dobro de aparições em mulheres.
Segundo a “American Psychiatric Association” (Associação Americana de Psiquiatria) , a depressão pode ser diagnosticada para quem apresentar 5 ou mais do sintomas abaixo durante quase todos os dias de duas semanas:
· Estado de espírito depressivo durante a maior parte do dia;
· Interesse ou prazer pela maioria das atividades claramente diminuídos;
· Diminuição do apetite, perda ou ganho significativo de peso na ausência de regime alimentar (geralmente, uma variação de pelo menos 5% do peso corpóreo);
· Insônia ou hipersônia;
· Agitação psicomotora ou apatia;
· Fadiga ou perda de energia;
· Sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade;
· Diminuição da capacidade de concentração e de pensar com clareza;
· Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida ou qualquer tentativa de atentar contra a própria vida.
Consulte um especialista
Como já dissemos, as doenças da mente são um assunto sério e merecem tratamento adequado. Se você suspeita estar doente ou que alguém próximo esteja sofrendo por problemas parecidos procure um médico.
Nossos psicólogos e psiquiatras estão à sua disposição. Basta agendar sua consulta.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário