Saiba tudo sobre a campanha de prevenção da saúde do homem.
Lacinho azul, bigodes e o estímulo para o homem cuidar da saúde fazem parte do Novembro Azul. Certamente você já ouviu falar desse movimento que foi criado para combater o câncer de próstata no homem. Durante todo o mês de novembro o homem é estimulado a cuidar da sua saúde, buscar um urologista e realizar exames para a prevenção da doença.
O câncer de próstata é o sexto câncer mais frequente no mundo e o segundo que mais atinge os homens levando a óbito. Por isso os médicos recomendam que os exames urológicos sejam feitos pelo menos uma vez por ano, a partir dos 45 anos de idade, como medida de prevenção.
O exame de toque retal é muito temido por alguns homens, mas é um exame totalmente seguro, indolor e profissional de extrema importância para o diagnóstico da doença.
O exame de dosagem de PSA, que é uma enzima produzida pela próstata que, quando tem mostra uma concentração aumentada no sangue, pode indicar alguma anormalidade, também pode ser feito para confirmação de resultado.
A campanha novembro azul é super importante para estimular os homens a cuidarem da sua saúde, visto que eles são os que menos se preocupam em ir ao médico e os sintomas do câncer de próstata costumam surgir já com a doença em fase avançada.
Aqui você vai saber um pouco mais sobre o movimento novembro azul, como surgiu, a importância, o câncer de próstata e exames preventivos para cuidar da sua saúde.
O que é Novembro Azul?
Novembro Azul é o movimento internacional que busca a conscientização os homens a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância de realizar exames e ter um diagnóstico precoce da doença.
Para remeter a doença, são usados laços na cor azul de alerta aos homens.
O nome Movember subiu da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com november (novembro). Alguns lugares também chamam a campanha de No Shave November (Novembro Sem Barbear, em tradução livre).
Esse mês também foi escolhido para representar a prevenção da saúde do homem devido ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.
História. Como surgiu a campanha?
O Movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode (que na época estava fora de moda) crescer com o objetivo de chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde e prevenção do câncer de próstata.
O movimento começou com um grupo de 30 homens que aceitaram a proposta de deixar o bigode crescer e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa e auxílio no tratamento do câncer de próstata e outras doenças que podem atingir os homens frequentemente.
Com o passar dos anos, o movimento conquistou cada vez mais adeptos até se tornar conhecido mundialmente. Hoje o movimento é realizado em mais de 20 países alertando os homens para o cuidado com a saúde.
Desde o início, em 2003, foram arrecadados mais de 580 milhões de dólares, usados para financiar mais de 770 projetos e pesquisas na área da saúde masculina
Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e a realizar exames de prevenção do câncer de próstata e as mulheres também são encorajadas a participar vestindo a cor azul.
Novembro Azul no Brasil
No Brasil, a campanha foi começou em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida trouxe a campanha de conscientização para o Brasil juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
A iniciativa carrega sempre os símbolos do Movember, o bigode e a cor azul também representada por laços reforçando a importância da campanha.
É comum, também, o movimento acontecer em empresas públicas e privadas, além de prédios e monumentos receberem iluminação com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece durante o mês de outubro para reforçar a campanha Outubro Rosa.
Qual a importância do Novembro Azul?
O Novembro azul tem o objetivo de conscientizar os homens a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns entre os homens. O movimento também visa quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação a realização do exame de toque da próstata.
Durante todo o mês de novembro são promovidas com a campanha exames de próstata, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais sobre a temática.
Quer encontrar um Urologista de forma fácil e prática para cuidar da sua saúde. Agende aqui.
Novembro Azul x Ministério da Saúde
O Ministério da saúde é um grande apoiador do movimento Novembro Azul mas tem algumas ressalvas em relação aos resultados dos exames.
Como durante todo o mês de novembro, é realizada uma campanha de incentivo para que os homens realizem exames preventivos do câncer de próstata, a procura costuma ser maior por conta do alerta.
Os médicos recomendam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade, como medida de prevenção. Inicialmente, isso é algo bom.
Porém, muitos resultados são falso-positivos, e a realização de algumas biópsias são desnecessárias pois nesse caso os tumores que não viriam a se desenvolver, são diagnosticados e tratados como uma condição maligna, gerando um sofrimento desnecessário ao paciente.
Ainda assim, as autoridades e órgãos apoiam a ideia da iniciativa para lembrar os homens de prestar atenção e cuidar da sua saúde, visto que o público masculino em geral tende a dar menos atenção às consultas e exames de rotina em relação às mulheres.
É muito comum que os homens visitem um médico apenas quando estão tendo sintomas, mas é preciso lembrar que consultas e exames médicos devem servir como medidas preventivas. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultou um urologista, o médico especialista nos sistemas urinário e reprodutor masculino.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais atinge os homens. A próstata é uma glândula masculina que fica abaixo da bexiga, à frente do reto. A próstata produz até 70% do sêmen e é indispensável para a fertilidade.
Dados mostram que o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens vai desenvolver o problema. A cada 7,6 minutos, um caso desse câncer é diagnosticado e, a cada 40 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.
Durante a doença, grande parte dos tumores costumam crescer de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Com isso, muitos homens podem não ter nenhum sinal da doença durante a vida.
É importante que você saiba que nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas e quando esses sintomas aparecem, cerca de 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado causando prejuízos para a saúde do homem.
Os sintomas do câncer de próstata costumam ser:
- Vontade urgente e repentina de urinar;
- Dificuldade e dor ao urinar;
- Diminuição do jato da urina;
- Sentir vontade de urinar mais frequentemente;
- Sensação de que a bexiga não esvazia completamente ao urinar;
- Dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina;
- Urina saindo em gotas ou em jatos sucessivos;
- Precisar fazer força para manter o jato da urina;
- Dores na parte baixa das costas (lombalgia) ou na pélvis (abaixo dos testículos);
- Disfunção erétil;
- Dor ao ejacular;
- Sangue na urina ou no esperma;
- Fortes dores corporais e ósseas;
- Dor no testículo;
- Sangramento pela uretra;
- Insuficiência renal.
Os sintomas estão sempre relacionados com a urina porque a uretra (canal que elimina o fluido) passa pela próstata.
Como prevenir?
É de muita importância para a prevenção do câncer de próstata que homens a partir dos 45 anos de idade com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, consultem um urologista. Nesta consulta ele poderá indicar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar se há alguma alteração da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Outra forma de prevenir é através do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Além disso, poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, as biópsias. A partir dela são feitas a retirada de fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Como as causas do câncer de próstata envolvem muitos fatores, a prevenção deve ser feita com uma dieta balanceada, prática de atividades físicas, controle do peso, diminuição do consumo de álcool e corte do cigarro.
O câncer de próstata pode ter cura se diagnosticado de forma precoce.
Exame de Toque
O exame de toque é o principal meio para o diagnóstico do câncer de próstata, ele é feito através da palpação da próstata. O exame dura cerca de 2 minutos, é indolor e não é tão desconfortável como quando comparado a alguns exames ginecológicos.
Muitos homens, temem esse exame chegam a fazer piadas com ele, mas por quê? A explicação para isso é que para fazer o exame, o urologista precisa apalpar a próstata introduzindo seu dedo no reto (ânus) do paciente.
O procedimento é feito utilizando luvas descartáveis novas e lubrificante para assegurar que não haja dor ou desconforto durante a inserção do dedo indicador no reto do paciente.
O objetivo do exame quando o médico avalia a próstata através do toque, é verificar o tamanho, densidade e formato da próstata, além de verificar se há presença de nódulos e outras anormalidades neste órgão.
Além de analisar alterações na próstata, o exame do toque retal pode ser feito como parte do exame proctológico, pelo urologista e proctologista, para:
- Identificar, como úlceras, nodulações ou tumores;
- Observar a existência de fissura anal;
- Avaliar as hemorróidas;
- Procurar causas de sangramento nas fezes;
- Pesquisar causas de dor abdominal ou pélvica;
- Investigar a causa de uma obstrução intestinal;
- Detectar inflamações ou abscessos na porção final do intestino;
- Buscar diagnósticos para uma constipação intestinal ou incontinência fecal.
Por conta dos estereótipos da sociedade, muitos homens pensam que jamais deveriam ter o ânus tocado, mesmo que por um bom motivo. Isso é um preconceito que deve ser quebrado, pois o médico é um profissional que estudou e se preparou para realizar o exame que é um fundamental para proteger os homens.
E por isso, a campanha Novembro Azul vêm justamente quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias.
Mas é importante ressaltar que aproximadamente 20% dos diagnósticos são feitos apenas com o exame de toque retal, em que o médico percebe alterações e encaminha o paciente para a confirmação do quadro.
Após esse exame, o médico também pede o PSA, um exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, substância que está alta quando há um tumor na próstata.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.
Como participar do Novembro Azul
Homens, é importante que saibam da importância da prevenção e participam no Novembro Azul, com algumas práticas, como:
- Deixar o bigode crescer durante o mês de novembro!
- Utilize roupas e acessórios azuis durante todo o mês para chamar a atenção para a causa;
- Saiba mais sobre o câncer de próstata e se informe melhor sobre a doença;
- Ajude a desmistificar e acabar o preconceito com o exame de toque retal e incentive os amigos ou parentes mais velhos a fazerem o exame;
- Participe de eventos em apoio à causa;
- No site da Movember Foundation ou do Novembro Azul você pode se informar sobre outras maneiras de se engajar!
Conclusão
O movimento Novembro Azul é uma campanha que vem crescendo a cada ano, levando informação, promovendo saúde, oferecendo exames e consultas com preços mais acessíveis aos homens e quebrando preconceitos como medida de prevenção.
O câncer de próstata é o segundo que provoca mais mortes no país é por isso a prevenção deve ser estimulada e os exames de toque e PSA devem ser feitos cada vez mais pelos homens.
O toque retal é mais comumente realizado pelo urologista para rastrear alterações da próstata, sem dor e de forma rápida. Ele é o melhor meio para diagnosticar anormalidades na próstata que pode ser ou vir se tornar um câncer.
Você que é homem, cuide-se e estimule outros homens a se cuidar e você que é mulher também pode estimular os homens próximos a você a se cuidar também. O câncer de próstata tem mais chances de cura no início.
Se você conhece alguém com os sintomas de sífilis e que precise de um médico rapidamente, agende sua consulta aqui.
Leia as nossas dicas e aproveite para se prevenir de doenças. E lembre-se de sempre procurar um médico para fazer um tratamento adequado para a sua saúde. Se quiser conhecer outras dicas de prevenção e cuidados leia esses textos.
- Outubro Rosa. O que é, como surgiu, porque é tão importante.
- Caxumba. O que é, sintomas, tratamentos e causas
- Dermatite. O que é, sintomas, causas e tratamentos
Esse conteúdo ajudou você a conhecer um pouco mais sobre a campanha Novembro Azul? Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam sobre a campanha e para que isso ajude na prevenção do câncer de próstata e outras doenças!
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário