A inteligência emocional é a capacidade de lidar, administrar e entender as emoções. Sendo uma forte aliada para melhorar a qualidade de vida e deixar a mente mais leve.
Em alguns momentos é difícil controlar o que sentimos: raiva, ansiedade e outros sentimentos, fazem parte da nossa natureza.
O lado emocional em nosso cérebro funciona de forma mais rápida que o racional, por isso, as vezes tomamos decisões prejudiciais.
Estudiosos afirmam que pessoas com maior entendimento sobre e si sobre os outros conseguem conviver melhor em sociedade. Controlando o estresse no ambiente de trabalho e deixando a ansiedade de lado.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão e ansiedade são os principais motivos para afastamento em ambientes de trabalho. Entender melhor e saber lidar com essas emoções pode te ajudar.
Mas afinal, o que é inteligência emocional?
É a forma como lidamos, reconhecemos as nossas emoções e a de outras pessoas. Sendo um dos traços fundamentais para equilibrarmos a vida.
Conheça os pilares da Inteligência Emocional:
- Conheça suas emoções: O primeiro passo é olhar para você e se conhecer melhor, entenda seus sentimentos e veja como você reage a diferentes situações. Esse processo é gradual, sendo uma das bases para construção da inteligência emocional.
- Controle emocional: passar por momentos difíceis ou estressantes faz parte do cotidiano em nosso sociedade moderna. Mas a forma como lidamos com isso faz toda a diferença. Aprender a lidar com suas emoções e encontrar o ponto de equilíbrio são os primeiros passos.
- Automotivação: pensar antes de tomar qualquer tipo de decisão tanto na vida profissional, quanto na pessoal faz diferença. Realizar seus sonhos é possível, desde que você trace metas em longo e curto prazo.
- Empatia: se coloque no lugar do outro. tente entender que todos possuem diferenças e elas devem ser levadas em consideração
E por que é importante desenvolver a inteligência emocional?
Nossa vida profissional e pessoal é cercada por decisões, prazos, relacionamentos e cobranças. Em um cenário como esse, é normal que as pessoas sintam pressão constante.
Segundo o International Stress Management Association, 9 em cada 10 brasileiros apresentam algum sintoma de ansiedade ou depressão no ambiente de trabalho. Por isso, desenvolver a inteligência emocional é importante, com ela pode-se controlar os sentimentos e usá-los em seu favor.
Compreender que somos impulsionados pelas nossas emoções é o primeiro passo para aprender os conceitos de inteligência emocional. Como, já mencionado anteriormente, nosso cérebro tende a tomar decisões rápidas, levando em consideração as emoções.
Alguns benefícios da inteligência emocional:
- Aumento de autoconfiança
- Redução nos conflitos interpessoais
- Equilíbrio emocional
- Diminuição de estresse
- Aumento na qualidade de vida
- Diminuição da ansiedade
- Melhor capacidade para tomada de decisão
- Aumento no nível de comprometimento
Em um cenário conturbado como o atual, o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional é se conhecer melhor.
A Cia. Da Consulta pode te ajudar nessa caminhada, nossa equipe de psicólogos e psiquiatras está à disposição. No Brasil a saúde mental ganha destaque durante o mês de setembro, com campanhas de conscientização sobre depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.
Mas lembre-se, a temática não deve ser um tabu e se precisar de ajuda não tenha medo de procurar.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário