As pessoas destinam muito do tempo para conseguir cumprir prazos ao longo da semana, deixando de lado alguns cuidados importantes para levar uma vida mais saudável. 

Com a correria cotidiana, muitas vezes o cuidado consigo mesmo é esquecido. Entretanto, cultivar hábitos de autocuidado é fundamental para manter o bem-estar e a saúde em dia, ainda mais em um momento tão delicado como esse.

Confira dicas para cultivar uma vida mais saudável na quarentena!

Como criar uma rotina de autocuidado?

Para criar uma rotina de autocuidado, é muito importante dedicar um tempo para cuidar de si mesmo, priorizando sua saúde, seu bem-estar e sua autoestima. Afinal, o autocuidado nada mais é do que buscar qualidade de vida em pequenos hábitos cotidianos, os quais muitas vezes passam despercebidos.

Esses hábitos do dia a dia têm como objetivo proporcionar um bem-estar físico e mental. Por esse motivo é tão importante ter um olhar cuidadoso para o corpo e para a mente, priorizando as necessidades fisiológicas e psicológicas.

Na rotina de autocuidado, que tal aprender algo novo?

Além disso, uma rotina de autocuidado não implica estar sempre bem disposto, afinal, somos seres humanos únicos e, portanto, lidamos de maneira diferente com cada situação. Ter dias ruins faz parte de qualquer rotina, até porque nem tudo sai exatamente como planejamos.

Mas você deve estar se perguntando como estabelecer uma rotina de autocuidado, visando sua saúde e seu bem-estar. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para se cuidar sem deixar para trás as coisas importantes do seu dia a dia:

1. Anote suas principais tarefas do dia

Pode ser em uma agenda, um caderno ou um planner, o mais importante é anotar seus compromissos diários. A partir dessas anotações, você saberá qual horário mais flexível do seu dia. Dessa forma, você poderá incluir hábitos de autocuidado para realizar em cada dia da semana, como hidratar o cabelo, ter uma alimentação saudável, uma boa noite de sono e praticar exercícios físicos.

2. Separe um tempo só para você

Ao tirar um tempinho para ficar na sua própria companhia, você poderá se conhecer melhor. Dessa forma, é possível fazer uma autorreflexão e, a partir disso, decidir se algo precisa ser modificado na sua vida. 

3. Tenha momentos de lazer

Aproveitar o tempo livre para encontrar os amigos e familiares, nem que seja por chamadas de vídeo, pode ser ótimo para relaxar e esquecer dos problemas. 

Além disso, a sociabilidade é muito importante para o bem-estar do indivíduo, afinal, todos nós precisamos de um contato humano, seja para conversar, dar risadas, desabafar ou simplesmente ficar em silêncio na companhia do outro. Que tal entrar em contato com aquele velho amigo que você não fala há meses?

4. Não tenha medo de ser emotivo

Ao longo da vida, aprendemos que não chorar quando algo nos deixa triste é sinal de força e que sorrir e fingir que nada aconteceu após alguma situação ruim é sinal de crescimento e evolução. Bobagem. Não tenha medo de ser emotivo. 

Liberar as emoções, seja por meio do choro ou do desabafo com alguém próximo, é fundamental para passar por determinadas situações e seguir em frente. 

5. Passe um tempo em contato com a natureza

De acordo com diversas pesquisas, ter contato com áreas mais verdes auxilia na capacidade de memorização e concentração, além do contato com a natureza ser benéfico para a saúde mental como um todo. 

Segundo um estudo conduzido na Universidade de Chiba, passar um tempo na mata para relaxar reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. 

6. Quando ficar difícil, procure um profissional

Às vezes, não conseguimos resolver nossos problemas sozinhos, isso é completamente normal. Quando você sentir que precisa de ajuda, não hesite em procurar um profissional especializado, pode ser um psicólogo, caso esteja enfrentando dificuldades emocionais, ou um médico, caso o problema seja físico. 

O mais importante é ter consciência que você não precisa passar por uma situação difícil sozinho, afinal, autocuidado é zelar pela sua saúde e pelo seu bem-estar.

Tipos de autocuidado

Autocuidado se refere às ações e aos hábitos que você cultiva para se manter saudável. Porém, diferente do que muitos acreditam, cuidar de si mesmo não tem a ver apenas com o aspecto físico. Existem diversos tipos de autocuidado, os quais se dividem, basicamente, em cinco aspectos: físico, mental, emocional, social e espiritual.

A seguir, saiba mais sobre cada tipo de autocuidado:

1. Autocuidado físico

O autocuidado físico envolve realizar atividades e cultivar hábitos que impactam positivamente no seu bem-estar, constituindo um estilo de vida saudável. 

Ações como praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação balanceada e nutritiva, hidratar-se de forma suficiente, pintar as unhas, arrumar o cabelo e fazer uma limpeza de pele fazem parte do autocuidado físico. Você não precisa realizar todas essas atividades, mas deve priorizar aquelas que lhe fazem bem. 

Comer de forma saudável, beber a quantidade necessária de água por dia e movimentar o corpo são ações imprescindíveis para se cuidar fisicamente, mas isso não quer dizer que você não pode apostar em outras. 

Muitas pessoas consideram alguns hábitos fúteis ou meramente estéticos, como hidratar o cabelo e pintar a unha, no entanto, se te faz bem, não há motivo algum para abrir mão. Quando algo te faz se sentir feliz, significa que vai muito além de questões superficiais.

2. Autocuidado mental

O autocuidado mental está ligado ao psicológico, isto é, relaciona-se ao aspecto cognitivo e intelectual do indivíduo. Para cultivar esse tipo de autocuidado, realizar atividades como desenhar, ler um livro, assistir a um filme e meditar pode ser de grande valia. 

Além disso, ações como dedicar um tempo à autorreflexão, dizer “não” quando realmente não estiver a fim de fazer algo e separar um momento para se dedicar aos hobbies fazem parte do processo mental de se sentir bem consigo mesmo, estimulando a parte cognitiva e o intelecto. 

Por isso, não deixe a mente de fora do processo de se cuidar, afinal, ela comanda seu corpo em todas as ações que realiza.

3. Autocuidado emocional

O autocuidado emocional envolve um conjunto de ações que te auxiliam a assimilar e refletir sobre as mais variadas emoções. A partir desse autocuidado, você pode se conhecer melhor e se perdoar em situações que antes não conseguiria. Nesse sentido, cuidar-se emocionalmente implica permitir sentir sem julgamento.

Para praticar o autocuidado emocional, algumas atividades podem ajudar muito no processo, como ouvir uma música que te faz bem, fazer psicoterapia, escrever em um diário, permitir-se chorar e rir sempre que tiver vontade e passar um tempo com pessoas queridas, mesmo que a distância, por meio de telefonemas e videochamadas.

4. Autocuidado social

O autocuidado social envolve realizar atividades que cultivam e estreitam os laços com as pessoas à sua volta. Para isso, é fundamental manter-se próximo daquelas pessoas queridas, que te incentivam e estão sempre ao seu lado. 

Na correria do cotidiano, muitas vezes, não temos tempo para socializar e acabamos deixando de lado algumas relações que nos fazem bem. Contudo, é preciso reservar um tempinho para estar perto de quem você ama, afinal, ao nutrir as relações sociais com seus familiares e amigos, você poderá se sentir melhor consigo mesmo. Isso é autocuidado.

Isso não quer dizer que você deva dedicar um número de horas exato para ficar com as pessoas nem que você deva se comparar com os outros. Cada um de nós temos necessidades diferentes, por isso, o segredo é separar momentos para socialização de acordo com seus compromissos, assim, você pode conciliar a vida social com a profissional.

5. Autocuidado espiritual

Ao contrário do que se pensa, o autocuidado espiritual não está necessariamente ligado à religião ou alguma crença, mas a atividades que nutrem o espírito. Tendo isso em vista, para se cuidar espiritualmente, é preciso dar valor às coisas não materiais, praticando a gratidão. 

Meditar, fazer yoga, orar, estar em contato com a natureza, focar no momento presente e praticar a atenção plena são alguns exemplos de ações que podem contribuir para o autocuidado espiritual.

Como praticar o autocuidado na quarentena?

Para praticar o autocuidado na quarentena é essencial estabelecer uma rotina mais flexível, que foque no momento presente e possibilite um tempo com você mesmo. Tendo isso em vista, é fundamental separar o dia em duas partes: lazer, como assistir a uma série, e obrigações, como trabalhar.

Autocuidado é também fazer o que gosta com quem se ama.

Com a necessidade do isolamento social, você pode apostar em uma rotina de autocuidado mais caseira, levando em conta as possibilidades que a quarentena te oferece. A seguir, confira algumas dicas para cuidar de si mesmo nesse período:

Aposte nos cuidados com o corpo

Hidratar o cabelo, pintar as unhas, testar diferentes maquiagens e fazer uma limpeza de pele, por exemplo, podem ser hábitos saudáveis nesse momento de quarentena.

Pratique exercícios físicos

Com a pandemia, disparou as buscas na internet por treinos on-line, e você pode usar isso a seu favor! Aproveite a quarentena para abandonar o sedentarismo, afinal, muitos exercícios podem ser praticados em casa utilizando apenas o peso corporal, sem precisar de equipamentos.

Reeduque-se alimentarmente

Aproveite esse momento para cuidar da sua alimentação, lembrando que é fundamental contar com um cardápio equilibrado e nutritivo.

Mantenha-se hidratado

Muitas vezes nos esquecemos de beber água, mas agora pode ser um bom momento para deixar a hidratação em dia.

Durma bem

A qualidade do seu sono e a quantidade de horas dormidas são fundamentais para o seu rendimento no dia seguinte e também para a saúde como um todo.

Tome sol

Com a quarentena, passar o dia todo em casa se tornou a realidade de muitas pessoas, consequentemente, tomar sol virou raridade. Por isso, separe um momento do dia para ficar sob a luz solar, afinal, a vitamina D é fundamental para o organismo.

Brinque com seu animal

Se você tem um pet em casa, aproveite para gastar a sua energia e a dele brincando.

Embora existam alguns autocuidados que podem ser praticados em casa, em alguns casos, apenas um profissional pode te ajudar. Por isso, caso você não consiga lidar com algo sozinho, procure um psicólogo ou psiquiatra.

Referências:

5 práticas de autocuidado para todas as áreas da sua vida

Instituto de Recursos de Crise e Trauma do Canadá (CTRI)

Biblioteca Nacional de Medicina

Psycom

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta