Os exercícios para respiração são premissas fundamentais em qualquer técnica de ioga e meditação. Você sabe o real motivo? O oxigênio entra pelas células e promove uma reorganização corporal muito necessária para a sua saúde. O respirar não apenas nos mantém vivos, como também pode elevar a nossa saúde e bem-estar a níveis muito positivos.
Os exercícios respiratórios condicionam você a relaxar. Além disso, trazem mais saúde para o seu corpo físico como um todo. Acontece que nem todo mundo respira corretamente, apesar de esse ser um processo natural. Por isso, observar a sua respiração e mudar a forma como ela circula é fundamental.
Vamos começar essa mudança positiva a partir de agora? Neste post você encontrará alguns exercícios para melhorar a respiração, além de dicas para se preparar para cada um deles. Também serão abordados os impactos de uma respiração inadequada e outras informações relevantes sobre o tema.
5 impactos negativos para a saúde devido a respiração inadequada
Em algum momento, quando o nervosismo bateu ou você teve um pico de adrenalina, sentiu o ar faltando? A constância de situações similares pode trazer diversos impactos negativos para a sua saúde.
1. Sensação de fadiga e estresse
O oxigênio é o principal combustível do nosso organismo. Se ele não é bem administrado, seu corpo se sentirá cansado. É por isso que, quando você fica sem ar por um motivo, tem a sensação de cansaço logo em seguida. É preciso relaxar para recuperar o fôlego.
Isso acontece porque sem a respiração correta, passamos a utilizar os tecidos dos músculos de maneira excessiva. Com os músculos cansados, é inevitável que o resto do corpo se sinta da mesma forma.
É por isso que exercícios respiratórios são muito indicados no início das atividades físicas. A respiração correta aumenta a nossa energia e disponibilidade para o treino. Além disso, é uma ótima aliada na queima de calorias.
LEIA TAMBÉM: Estresse. Guia completo dos tipos, tratamentos e sintomas
2. Aumento da vulnerabilidade para doenças
Não praticar exercícios para respiração deixará você mais suscetível a diversas patologias, uma vez que o seu sistema imunológico sofre um défict de oxigênio, tanto relacionado a quantidade como a qualidade.
Com as taxas de imunidade afetadas, você pode contrair doenças provenientes de vírus e bactérias muito mais facilmente.
3. Mais risco para doenças no coração
Respirar errado fará com que seu coração se esforce mais para ter a energia suficiente e, consequentemente, poder bombear o sangue do corpo.
O sangue também é comprometido pela má respiração, pois sem a circulação correta do oxigênio, ele não realiza a limpeza como deveria e se preenche de elementos negativos para a sua saúde.
O resultado desse processo é o comprometimento negativo dos músculos do coração. O sangue também fica mais espesso, o que aumenta os riscos de uma obstrução nas veias e artérias, podendo trazer futuras complicações.
4. Surgimento de problemas gastrointestinais
Como citamos anteriormente, a má respiração preenche o seu sangue de substâncias nocivas, o que pode comprometer também a região gástrica. Você fica muito mais vulnerável para uma hérnia de hiato, por exemplo, além de gastrite crônica e, até mesmo, aerofagia.
5. Reduz a qualidade do sono
O ronco e a apneia são duas complicações que comprometem muito a qualidade do sono e elas também são resultado de uma má respiração. Esses problemas surgem, geralmente, em pessoas que respiram muito pela boca e trazem inúmeros desconfortos.
Os exercícios para respiração ajudam a controlar o fluxo de oxigênio e treinar a respiração nasal. Eles também eliminam possíveis obstruções, como na faringe, que são comuns nesses casos.
LEIA TAMBÉM: Apneia: O que é, Causas e Tratamento (Guia Definitivo)
Principais benefícios dos exercícios para melhorar a respiração
Acima, você viu alguns impactos negativos que a má respiração traz para a saúde. Que tal conhecer os inúmeros benefícios da frequência da prática de exercícios respiratórios em sua rotina? Veja a seguir quais são as vantagens de exercitar a sua respiração.
1. Controle da ansiedade
É comum ouvir a indicação de exercícios para melhorar a respiração em caso de crises de ansiedade disfuncional. Respirar profundamente e lentamente ajuda a reduzir a frequência cardíaca, que fica muito alterada nestes momentos.
Além disso, a respiração também controla os níveis de adrenalina que são liberados enquanto uma pessoa está com crise de ansiedade. O resultado é a possibilidade de uma sensação de relaxamento e equilíbrio dos sintomas.
2. Melhora casos de insônia
Alguns casos de pacientes que sofrem de insônia são decorrentes do cérebro constantemente acelerado. Os exercícios para respiração trazem essa sensação de relaxamento, que citamos logo acima, facilitando o seu sono. O ideal é que, pelo menos 20 minutos antes de deitar, você pratique alguns dos exercícios que deixamos neste post.
3. Mais controle das dores lombares
Quando você pratica uma respiração mais curta, o diafragma é tensionado, aliviando possíveis tensões sobre a lombar. Isso é muito eficiente na redução dessa dor e traz ótimos resultados se praticado com frequência.
4. Controle para a pressão arterial
Pessoas que sofrem com hipertensão têm um nível de calibragem maior dos vasos arteriais. Ao praticar exercícios para melhorar a respiração, é possível notar um controle também dessa taxa, visto que o sangue passa a exercer menos força sobre os vasos e mantém o sistema simpático (estado de alerta) “desativado”.
Exercícios para respiração para você praticar no dia a dia
Agora que você entendeu mais sobre os benefícios que os exercícios respiratórios promovem para a sua saúde como um todo, listamos algumas práticas simples que você pode praticar todos os dias e inserir em sua rotina.
1. Inspira e respira
Talvez seja a técnica mais conhecida de exercícios para melhorar a respiração. Trata-se de uma prática bastante simples de ser realizada e que traz efeitos em poucos minutos diários. Ela ajuda a oxigenar melhor os músculos respiratórios, aumentando a capacidade pulmonar e cardíaca.
Basta inspirar pelo nariz e soltar o ar com bastante força – como se estivesse soprando uma vela – pela boca. Você pode fazer 10 repetições por dia.
2. Inalação profunda
Esse é outro exercício para aumentar a sua capacidade pulmonar. Ele é muito indicado para ser realizado durante as atividades físicas aeróbicas. É normal sentir um certo cansaço depois de um tempo da prática, mas dá para recuperar o ar de forma rápida.
Você vai inalar o máximo de ar que puder e segurar a respiração por cerca de 5 segundos – ou o mínimo de 3 segundos. Depois, é só soltar o ar devagar pelo nariz, controlando a sua respiração o máximo possível.
3. Respiração quadrada
O nome foi dado por induzir uma respiração baseada em quatro movimentos. É um exercícios para respiração muito eficiente para quem tem ansiedade e precisa controlar os batimentos cardíacos mais rapidamente.
Você deve inspirar pelo nariz por quatro segundos. Depois, segurar o ar também por quatro segundos e, por fim, soltá-lo pela boca lentamente, em um espaço de também quatro segundos. A técnica deve ser feita quatro vezes seguidas, pelo menos.
4. Respiração nasal controlada
Esse exercício também é muito eficiente para o controle do estresse e da ansiedade. Como nele você se concentra no controle da respiração, tira os seus pensamentos dos gatilhos que podem ter desencadeado a crise.
Com um dedo indicador, segure as duas narinas. O objetivo é puxar o ar por uma narina e soltar por outra. Sendo assim, você precisa sempre manter uma das narinas bloqueadas com o dedo. Faça respirações sempre devagar, até sentir uma sensação de tranquilidade em relação à ansiedade ou ao estresse.
5. Respiração abdominal
Deite-se em um lugar confortável e com a coluna completamente ereta. Com as duas mãos, segure levemente a sua barriga, na região do umbigo. Respire normalmente, mas focando no movimento do seu abdome.
Conhecer a sua respiração é importante para saber identificar alterações. Além disso, conhecendo bem o seu hábito respiratório, você pode escolher melhor entre os exercícios, praticando aquele que se liga mais profundamente ao seu caso.
Hábitos que ajudam a melhorar a respiração
Os exercícios para respiração são muito indicados para a nossa prática diária, mas para que eles funcionem de fato, precisamos adotar alguns hábitos saudáveis. Por exemplo, se você fuma, é importante eliminar o vício para sentir os resultados positivos da prática.
Existem outras ações que podem ajudar você a respirar melhor:
- Praticar respiração com exercitador pulmonar;
- Ter um umidificador de ar no ambiente que você passa mais horas, mesmo que tenha ar condicionado no local;
- Beber bastante água durante o dia, pois o líquido umidifica as mucosas respiratórias e você elimina mais facilmente organismos nocivos como vírus e bactérias;
- Manter seus espaços sempre arejados. Se fizer uso de ar condicionado, vale a pena fazer o ar circular pelo menos 30 minutos a cada 2 horas;
- Comer mais alimentos com ferro. O componente favorece a produção de hemoglobina, uma substância muito importante no transporte do oxigênio para os pulmões.
Caso você perceba que a falta de ar é frequente, é importante consultar um médico para a realização de exames e entender a raiz do problema.
Afinal, os exercícios de respiração que indicamos ajudam a manter a qualidade de vida, mas não substituem a consulta a um especialista. Eles não têm o objetivo de tratar alguma patologia, apenas de ser uma ferramenta que ajude no seu bem-estar.
Respiração e COVID-19
Um dos sintomas percebidos em pacientes com a Covid-19 é a falta de ar. Como o vírus ataca diretamente as vias respiratórias, quem tem esse sistema fragilizado pode passar por um quadro agravado. Além disso, o Coronavírus ainda pode abrir portas para uma infecção bacteriana secundária.
Os exercícios para respiração podem, de fato, trazer uma melhora. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é para que, com o agravamento desse sintoma, o paciente procure o pronto-socorro mais próximo. Portanto, é muito importante que você não negligencie o auxílio médico nessa situação.
Como vimos, praticar exercícios para respiração beneficiam o seu corpo como um todo. No entanto, é preciso ser consciente sobre os limites de seu próprio corpo. Para além disso, se você levar a prática para a sua rotina, perceberá mudanças incríveis na saúde!
Você já pratica exercícios para respiração? Deixe seu comentário e nos conte mais sobre a sua experiência!
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário