Desde março a rotina da população mudou e ficar em casa se tornou algo comum e que vem impactando a vida de todos. Essa pequena atitude é essencial para evitar a contaminação pela Covid-19. 

Com a flexibilização da quarentena acontecendo em diversos estados brasileiros, muitos têm se perguntado: é seguro voltar ao trabalho e como posso evitar a contaminação pela Covid-19, mesmo precisando sair de casa? 

Separamos algumas dicas que são fundamentais para evitar o contágio pela Covid-19, mesmo em tempos de flexibilização da quarentena. 

Conheça algumas medidas que podem ajudar a evitar a contaminação pela Covid-19 

No cenário atual não temos uma medicação com eficácia comprovada contra o coronavírus e as vacinas ainda estão em fases de testes. Por isso, é necessário tomar algumas medidas para se proteger contra a doença.

1 . Use máscara:

A máscara é uma das melhores aliadas para frear a contaminação pela Covid-19, sempre que sair de casa leve e use a sua. Diversos estudos comprovaram a eficácia da máscara, um deles realizado pela University Of Edinburgh, afirma que quando usadas de maneira correta (nariz e boca cobertos), as máscaras conseguem reduzir a distância percorrida por nossa respiração, ou seja, o ar que soltamos ao respirar fica preso dentro da máscara. 

Lembre-se, o uso de máscara requer alguns cuidados básicos, como: lavar as mãos antes e depois de retirar o acessório, evitar tocá-las e sempre ajustá-las usando as alças. Para evitar a contaminação pela Covid-19, segundo especialistas, é preciso trocar de máscara sempre que o tecido estiver úmido ou após 2 horas de uso. 

Não se esqueça de higienizar o acessório com água, sabão, além de deixá-la de molho com água sanitária por no mínimo 30 minutos. 

2 . Mantenha 1,5 ou 2 metros de distância de pessoas, quando possível: 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao andar ou falar com alguém é necessário manter o mínimo de distância possível, isso evita a propagação da Covid-19. Quando conversamos, pequenas gotículas acabam saindo de nossas bocas e uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus através delas. 

Essa medida isolada não é tão eficaz, por isso, lembre-se sempre de utilizar máscara, também em lugares de grande circulação, como: ônibus, metrô e ruas/avenidas movimentadas. 

Distanciamento e uso de máscara, são uma boa combinação para evitar a contaminação por Covid-19. 

3 . Evite reuniões presenciais 

Aquele encontro com amigos ou familiares que não convivem com você pode ser arriscado e expor os participantes ao coronavírus. Um único membro da família ou dos amigos pode carregar o vírus e não saber, expondo os outros. 

Por isso, nesse momento é recomendável deixar as reuniões de amigos e familiares para depois. Vídeo chamadas e ligações são uma das saídas para matar a saudades. 

4 . Higiene das mãos 

Uma atitude simples, como lavar as mãos, é fundamental para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Água e sabão conseguem neutralizar a Covid-19, já que quebram a barreira lipídica do vírus (uma pequena proteção que o recobre) e assim o inutiliza. 

Ao lavar as mãos corretamente, pode-se evitar a contaminação que ocorreria ao tocar os olhos, boca e nariz. Segundo especialistas, o hábito deve ser realizado sempre que voltar para casa ou trabalho e deve-se evitar tocar superfícies sem a higienização correta das mãos. 

Caso não seja possível higienizar as mãos fora de casa, leve sempre um álcool em gel, o produto também é uma aliado e ajuda a prevenir a contaminação pelo vírus. 

5 . Isolar-se ao perceber sintomas respiratórios

Os sintomas iniciais da Covid-19 são bem parecidos com outras doenças respiratórias que circulam pelo Brasil, como: gripes e resfriados. Por isso, sempre que apresentar qualquer sintoma respiratório, é recomendável o isolamento social. Atitudes como essa evitam a propagação dos vírus.

Lembre-se de buscar ajuda médica, em caso de qualquer sintoma, especialmente se houver febre, tosse e dificuldade de respirar. Os profissionais da Cia. da Consulta estão aqui para te ajudar! 

6 . Fique em casa, se puder 

Ficar em casa durante um período longo pode ser uma experiência estressante, mas ela é importante para barrar a propagação do vírus.

Mesmo com a flexibilização da quarentena, é recomendável que as saídas de casa sejam apenas para ir ao trabalho ou atividades essenciais, como ir ao mercado ou farmácias. 

Essas foram as nossas dicas para você colocar em prática no dia-a-dia e se prevenir contra o coronavírus. Essa doença ainda não tem tratamento específico e as vacinas estão em fase de testes. 

A melhor maneira de passar pela pandemia é ficar em casa e levar em consideração as medidas de segurança, quando precisar sair. 

Se tiver dúvidas sobre Covid-19 ou quiser realizar os testes para detectar a presença do vírus no organismo, procure os médicos Cia. da Consulta. 

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta