Você também já teve dificuldade de manter hábitos saudáveis? Confira essas dicas que podem te ajudar – e muito!
Você já tentou mudar seus hábitos e teve dificuldade? Ou acabou até desistindo em certo ponto porque achou que não conseguiria? Não estamos aqui para julgar, todos já passamos por momentos assim. E não é para menos, mudar hábitos é mesmo algo que pode ser um pouco complicado e exige um pouco mais de esforço da gente. Quer saber por que e como mudar isso? Então venha com a gente e leia até o final!
Primeiro, vamos falar sobre o que são hábitos?
Hábitos são padrões de comportamento e pensamento automáticos previamente desenvolvidos. Podemos dizer que, hábitos são uma forma subconsciente de tomar decisões durante a rotina, por isso, percebemos que os repetimos sem muitas vezes pensar sobre. Ações que fazemos repetidamente praticamente todos os dias sem sequer pensar.
Segundo um estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias. O que significa que durante quase metade do seu dia, as suas atitudes não passam por uma escolha consciente, e sim pelo modo automático. Algumas dessas escolhas podem ser saudáveis como uma caminhada pela manhã e outras podem acabar sendo prejudiciais como o de beber várias vezes por semana.
Então, como criar um hábito?
Conforme os estudos de pesquisadores do MIT – Massachusetts Institute of Technology e relevados por Charles Duhigg no livro “O Poder do Hábito”, os hábitos são configurados por três partes que funcionam em loops neurológicos:
- Deixa ou gatilho: um estímulo que informa o cérebro a hora de entrar no modo automático e qual hábito usar. É como um despertador para a ação.
- Rotina: é aquilo que a gente faz no piloto automático, o hábito em si. É a ação praticada em série em busca de uma recompensa.
- Recompensa: essa é a parte que faz com que o nosso cérebro transforme uma simples ação em um hábito automático. É a gratificação que, com o passar do tempo, fará com que o cérebro se direcione a tal hábito.
Agora 5 dicas muito úteis de como você pode fazer para criar e manter hábitos na sua vida!
1. Traçar pequenos objetivos
Aqui valem muito aqueles dizeres “um passo de cada vez” e “um dia após o outro”. Tente estabelecer objetivos simples primeiro. Quanto mais específico eles forem, melhor você conseguirá incorporá-los na sua rotina até virarem um hábito. Lembre-se que seu cérebro tentará fazer escolhas de forma mais automática possível para economizar tempo e energia com coisas simples. Por isso, procure começar por coisas menores e que exigem menos esforço.
2. Preparar o ambiente
Para alguns neuropsicólogos, o contexto possui grande participação na mudança de hábitos. Uma dica é de preparar o ambiente à sua volta para evitar a autossabotagem e facilitar a mudança de hábito. Por exemplo, se desejar manter uma alimentação mais equilibrada e saudável, não vá abastecendo sua dispensa com doces e guloseimas tentadoras, né?
3. Praticar diariamente
Criar um hábito demanda tempo e esforço, então não se cobre muito de início – isso só vai gerar frustração e ansiedade. O segredo está em ter consistência e manter a continuidade. Então, se você falhar um dia em algum objetivo, não se desespere nem desista, basta continuar com o seu plano no dia seguinte.
4. Fugir dos exageros
Quem nunca tentou uma dieta muito restritiva ou um treino muito pesado logo de cara que não deu certo? Isso porque o que é demais é sempre perigoso e costuma não dar certo. Uma dica é optar por não reprimir necessariamente um hábito ruim logo de cara, mas tentar substituí-lo por hábitos mais saudáveis. Então, já sabe, para manter um novo hábito na sua vida, fique longe dos exageros. Faça com calma e no seu próprio tempo.
5. Fazer anotações
Outra dica é refletir sobre o seu dia e os hábitos que você trouxe para ele com anotações. Esse é um ótimo momento para identificar padrões de comportamento. Anotar em um papel, por exemplo, é ótimo para conseguir visualizar melhor quais são possíveis gatilhos prejudiciais. E, para te ajudar nisso, nós temos o nosso Calendário exclusivo gratuito.
Com o Calendário de Hábitos Saudáveis, você vai conseguir monitorar sua alimentação, descanso, atividade física, humor \ sentimentos e muito mais!
.
Gostou deste artigo? Experimente ler também: Hábitos de autocuidado para uma quarentena saudável e Como trabalhar em casa e manter a saúde em dia?.
⠀
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário