Quando você deve procurar um urologista? Vamos responder isso e muito mais por aqui
Você acredita que mais de 50% dos homens nunca foi ao urologista? Além disso, segundo um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 62% dos homens já usaram medicamentos estimulantes para combater a disfunção erétil sem uma orientação médica.
Embora o urologista seja conhecido como o médico do homem, ele atende mulheres também. Sabia disso? Vamos te contar aqui o que essa especialidade trata e quando é a hora de procurar ajuda de um urologista. Vamos lá? Boa leitura!
O que um urologista faz?
O urologista é o médico especialista em cuidar do sistema urinário de homens e mulheres, e também do sistema reprodutor masculino. Dentro desta especialidade, os médicos estudam vários órgãos, sendo os principais os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, glândulas adrenais, próstata e pênis.
Vale ressaltar que é o urologista quem realiza a prevenção, o diagnóstico, e o tratamento de tumores relacionados ao trato urinário, como bexiga e rins, e também no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.
Quais condições um urologista trata?
Existem diversas condições tratadas por esta especialidade que afetam exclusivamente o público masculino. No entanto, o urologista trata também casos de infecção urinária, por exemplo, que atinge muito mais as mulheres, chegando cerca de 80% da população feminina. Veja as doenças mais comuns tratadas por um urologista:
- Pedra nos rins;
- Dificuldade de urinar;
- Incontinência urinária;
- Infecção urinária;
- Inflamação no trato urinário;
- Disfunção erétil;
- Ejaculação precoce;
- Infertilidade;
- Varicocele.
Quando procurar ajuda?
Você deve conhecer alguém que espera para ir ao médico apenas quando estão doentes, né? Os homens são campeões neste quesito, seja por questões sociais de preconceito, tabus ou até mesmo falta de interesse, ou informação sobre o assunto.
Mas então quando ir em um urologista? É muito importante ter um acompanhamento urológico em todas as faixas etárias, tendo como principal objetivo a prevenção de doenças mais sérias.
Os adolescentes entre os 12 e 18 anos devem ir ao urologista para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais e prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Já os jovens de 20 a 40 anos podem começar a conversar com seu médico sobre prevenção do câncer de próstata.
Os homens entre os 40 e 50 anos, por sua vez, precisam consultar o urologista anualmente para prevenir o câncer de próstata, principalmente se houver casos dessa doença na família.
Para os homens com 50 anos ou mais, é importante ir ao urologista não apenas para prevenir o câncer de próstata, mas também para tratar outras adversidades que são comuns a partir dessa faixe etária, como problemas nos rins e bexiga, e disfunções sexuais.
Além destes casos, é claro que sempre que o homem ou a mulher apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário ou, no caso dos homens, problemas que envolvam também o órgão reprodutivo, é indicado buscar uma consulta com um médico.
Sintomas que indicam a necessidade de um urologista
Existem alguns sinais que indicam problemas na sua saúde que precisam de atenção imediata de um especialista. Confira alguns deles abaixo e, se você identificá-los, procure um urologista quanto antes, certo?
- Dor na região lombar;
- Dor no pênis;
- Desconforto ao urinar;
- Incontinência urinária;
- Presença de sangue na urina;
- Aumento da frequência urinária diurna e noturna;
- Diminuição do fluxo urinário;
- impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Diminuição da libido sexual;
- Dor ou desconforto durante a relação sexual;
- Sangue no esperma.
Agora você já sabe bem qual é o papel do urologista e quando procurar ajuda. Caso você tenha qualquer dúvida sobre como funcionam nossas consultas com os especialistas da Cia. da Consulta, basta entrar em contato com a gente. Estamos sempre aqui para ajudar você a cuidar da sua saúde!
Gostou deste artigo? Experimente ler também: Urologista [Médico de Homem] O que faz, consultas e dúvidas e Próstata inchada: o que pode ser e o que fazer?.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário