Entenda quando as pintas podem sugerir câncer de pele e previna-se


Você provavelmente já se perguntou se uma pinta que aparece na sua pele pode ser algo mais sério. A resposta é sim. Existem diversos tipos de câncer de pele e diferentes níveis com que atingem nosso organismo, mas é fundamental estar sempre de olho. Por isso, vamos contar para você como você pode ficar de olho e saber quando está na hora de procurar um dermatologista.

Tipos de câncer de pele

Você sabia que o câncer de pele é o câncer mais frequente no mundo? Este tipo de câncer chega a corresponder 33% de todos os diagnósticos da doença no país, segundo o próprio Instituto Nacional do Câncer (INCA). Agora que você entende um pouco mais do cenário, veja quais são os tipos de câncer de pele.

Câncer de pele: Melanoma

Este tipo de câncer de pele atinge as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele. Embora seja o tipo mais raro da doença, acometendo cerca 10% das pessoas com câncer de pele, ele é um considerado agressivo. 

Isso acontece porque após se manifestar, o melanoma pode se disseminar para outros órgãos do corpo, como o cérebro, ossos e pulmões. Em geral, a aparência deste tipo de câncer é como uma pinta em tons castanhos ou pretos, que muda de cor e tem vários tons, tamanho maior que meio centímetro ou formato com bordas irregulares.

Câncer de pele: não melanoma

Este é o tipo de câncer de pele mais frequente no Brasil. Embora ele atinja uma taxa alta de casos, ele é o que apresenta as menores taxas de mortalidade entre os tumores malignos. Se diagnosticado e tratado as chances de sucesso são muito grande. No entanto, não se engane, sem o tratamento adequado, este tipo de câncer também pode ter consequências sérias. 

Quando uma pinta pode indicar um câncer?

Um dos fatores para levar em consideração sobre pintinhas ou manchas na pele é o surgimento de novas, ou alterações nas que já existem. Por exemplo, se você tem alguma pinta ou macha que acaba mudando de tonalidade, aumenta de tamanho ou de formato é preciso procurar um dermatologista para uma avaliação.

Método ABCDE

Como falamos aqui, é muito importante ficar atento ao surgimento de novas pintas ou manchas na pele. Embora nada dispense uma visita ao dermatologista, existe uma indicação para ajudar você a fazer um autoexame nas suas pintinhas. Essa recomendação refere-se a regra ABCDE:

A – Assimetria 

A assimetria da pinta ou mancha é analisada. Por norma, assimétrico é maligno e simétrico, benigno.

B – Bordas 

Prestar atenção nas bordas na pinta. As irregulares requerem atenção especial, pois tem mais chance de serem malignas, enquanto as regulares tendem a ser benignas. 

C – Cor

Identificar como é a coloração da pinta ou mancha. Se há dois tons ou mais, existe uma tendência ao tumor maligno, de um tom só tende a ser benigno. 

D – Diâmetro

Esse é um ponto importante de notar ao longo do tempo. Qual é o tamanho da pinta ou mancha e se ela aumentou com o tempo. Pintas acima de 6 mm podem ser maligno e inferiores a 6 mm tem mais probabilidade de ser benigno, embora não seja uma regra.

E – Evolução

Se refere a qualquer crescimento ou mudança que tenha, pode ser de tamanho ou cor. Caso a pinta cresça e mude de cor, pode ser que tenha se tornado maligno. Agora se a pinta não cresce e nem muda de cor, há maiores chances de ser benigno. 

Como você pode ver, existem alguns indicativos de quando buscar a ajuda médica imediata. Portanto, caso note o surgimento de novas pintinhas ou a alteração nas que já tem, é necessário buscar logo um dermatologista. E lembre-se que além de uma avaliação médica, para confirmar o diagnóstico é preciso fazer exames e até mesmo uma biópsia da pinta. 

Se tiver qualquer dúvida sobre nossas consultas presenciais ou online, basta entrar em contato com a gente! Todos os especialistas da Cia. da Consulta estão à sua disposição para ajudar com sua saúde. 

Gostou deste artigo? Experimente ler também: Cuidados com a Pele. Guia completo para a Pele Feminina e Verrugas. Causas tipos e como tratar.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta