Cerca de 24,5% da população brasileira sofre com a pressão arterial alta, de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda segundo o órgão, mais de 53 mil pessoas perdem suas vidas vítimas das consequências desse problema. Com dados tão alarmantes, surge a pergunta: quais são os sintomas de hipertensão?

Afinal, é preciso identificar esses sinais para poder procurar ajuda médica, certo? Mais ou menos! Quando o assunto é hipertensão, o principal é evitá-la. Vale lembrar que essa é uma doença que acarreta danos em diversos órgãos do corpo, como coração, cérebro e rins. Então, todo cuidado é pouco. 

Além dos sintomas de hipertensão, vamos te mostrar outros detalhes a respeito do tema para você poder se cuidar adequadamente. Confira. 

O que é a hipertensão?

Vamos começar do básico: a hipertensão é uma enfermidade que afeta, primeiramente, os vasos sanguíneos. Nela, a força do sangue bombeado pelo coração é muito grande quando se choca nas paredes das artérias

Ela é caracterizada quando a aferição da pressão tem o resultado maior do que 140 por 90 mmHg, ou 14/9. Já a hipertensão grave é aquela acima de 18/12. Porém, para as pessoas diabéticas e/ou que possuem doenças cardíacas, o mais seguro é que a pressão arterial não ultrapasse 12/8.

Os sintomas da hipertensão

No início deste artigo, falamos que mais do que se atentar aos sintomas da hipertensão, é preciso evitar o quadro de elevação da pressão. Isso tem um motivo: nas fases iniciais da doença, o paciente nem sempre percebe os sinais!

A hipertensão é considerada um problema silencioso e se torna ainda mais grave pelo fato de que os sintomas costumam aparecer apenas quando o aumento da pressão ocorre de forma abrupta. 

Nessas situações, a pessoa pode sentir:

  1. Dores de cabeça, principalmente na região da nuca;
  2. Dor no peito;
  3. Tontura;
  4. Zumbido no ouvido;
  5. Fraqueza;
  6. Náusea;
  7. Visão embaçada. 

Quando esses sintomas aparecem, é preciso procurar o atendimento médico rapidamente. 

O que causa a hipertensão?

Essa é outra pergunta bastante comum e a resposta é que a hipertensão tem um grande aspecto hereditário. Isto é, cerca de 90% dos hipertensos possuem outros casos da doença na família, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Além disso, hábitos ruins também são capazes de gerar o problema, como tabagismo; alto consumo de sal e gorduras; excesso de bebidas alcoólicas; sedentarismo; estresse; ansiedade; níveis altos de colesterol; e também a idade superior a 50 anos. 

As consequências geradas pelos sintomas da hipertensão

Como já mencionado, a hipertensão pode promover danos graves a diversos órgãos no corpo. O coração, por exemplo, fica sobrecarregado e há o risco de infarto e insuficiência cardíaca. Já no cérebro, a grande pressão nas artérias e veias pode levar ao rompimento de alguma delas, ocasionando o acidente vascular cerebral (AVC).

Os vasos sanguíneos se tornam mais rígidos e isso pode gerar uma menor irrigação de sangue em várias partes do corpo, inclusive nos rins. Dessa forma, esses órgãos não conseguem realizar suas funções apropriadamente, como filtrar as toxinas do organismo, o que leva à insuficiência renal

A retina, uma membrana do olho, é outra área afetada pela pouca irrigação de sangue o que, em casos graves, pode levar à cegueira

Como evitar os sintomas de hipertensão?

A principal forma de evitar os sintomas de hipertensão e a doença em si é com bons hábitos de vida. Veja os principais:

  1. Ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, e grãos;
  2. Evitar o consumo de gordura e sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas 5g de sal por dia, já considerando o que está inerente aos alimentos;
  3. Praticar atividades físicas;
  4. Não se automedicar;
  5. Manter a diabetes controlada;
  6. Evitar o estresse;
  7. Não fumar.

Outra dica importante é fazer check-ups médicos periódicos. O especialista terá o conhecimento e os equipamentos adequados para aferir corretamente a sua pressão arterial e alertar caso algo esteja errado. Assim, é possível iniciar o tratamento de forma rápida, a fim de evitar as sequelas. 

Qual é o tratamento?

O tratamento para os sintomas de hipertensão costuma ser medicamentoso, com um remédio que deve ser ingerido diariamente, mas somente com a prescrição médica. Também são necessárias as mudanças de hábitos que explicamos acima. Com isso, além de regular a pressão arterial, toda a saúde é beneficiada. 

Comece a se cuidar antes dos sintomas de hipertensão aparecerem

Como você viu, os sintomas de hipertensão nem sempre aparecem. Quando surgem, o quadro já está grave! Então, não espere: comece a se cuidar agora. Coloque em prática as atitudes preventivas e consulte o médico para averiguar como a sua pressão arterial está.

Caso haja alguma dúvida sobre o assunto, nossos especialistas estão à disposição para te ajudar. Acesse nosso site e marque uma consulta.

Você gostou das nossas explicações? Leia também:

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta