A saúde mental é fundamental para manter o bem-estar e a qualidade de vida. Ela tem impacto direto em nossas vidas e durante a pandemia, à procura por psiquiatra e psicólogos aumentou já que esse novo cenário trouxe uma série de desafios, como ficar longe de amigos e familiares.
O receio constante de contaminação e preocupações com o amanhã, aumentaram a procura pela psiquiatria. E em meio a pandemia, a telemedicina foi liberada no Brasil, dessa maneira, muitos conseguiram ter acesso a essa especialidade.
Mas fora do fator pandêmico, você quando procurar ajuda de um psiquiatra?
Por anos, procurar um psiquiatra gerou medo e certo preconceito na população, mas cuidar da saúde mental é essencial para a qualidade de vida. Além disso, o Brasil é um líder quando se trata de transtornos de ansiedade e depressão.
Um dos caminhos mais comuns para chegar ao especialista é por meio de indicação de clínico geral ou até mesmo de um psicólogo. Os sintomas mentais são variados, como por exemplo, ansiedade, angústia, momentos de tristeza e até raiva. E alguns são sintomas físicos, como: taquicardia, boca seca, sensação de tontura e desmaio.
A consulta com psiquiatra é como outra qualquer, o profissional em um primeiro momento irá entender seu estilo de vida e principalmente, o que te levou a procurar ajuda médica. Por isso, não tenha medo de conversar com o profissional e explique o que você está sentindo.
A anamnese ou seja a conversa com o médico psiquiatra é essencial para que ele possa entender o quadro, ver a necessidade de algumas medicações ou até indicar a psicoterapia.
Os possíveis diagnósticos podem ser:
- Transtornos Depressivos
- Transtornos de Ansiedade
- Síndrome de Burnout
- Transtornos Alimentares
- Transtornos de Personalidade
Quais são as formas de tratamento?
Existem, atualmente, três formas para tratar e controlar a saúde mental, mas para saber qual é a melhor para você, é necessário procurar ajuda médica.
- Tratamento Psicoterapêutico – feito sem a indicação de medicamentos e com terapia
- Tratamento Farmacológico – nesse caso a medicação é utilizada, como, ansiolíticos e antidepressivos, dentre outros
- Tratamento Combinado – é a combinação entre a terapia e a utilização de medicamentos
Ficou com alguma dúvida? Procure a ajuda dos nossos psiquiatras e lembre-se que estamos aqui para te ajudar, quando necessário.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário