Veja quais são os riscos de dormir mal, os hábitos que pode estar te sabotando e dicas de como dormir bem
Você dorme bem? Pois, se você faz parte do grupo que não tem as melhores noites de sono, precisamos te contar o que acontece com o seu corpo e como isso afeta a sua saúde. Quando você não dorme bem à noite, é possível sentir o impacto já no dia seguinte: sua disposição cai, você fica com sono o dia todo, a produtividade baixa.
Ou seja, dormir bem é fundamental para termos uma vida mais saudável e de qualidade. Mas você sabe por quê?
É durante o sono que o nosso organismo execre as principais funções reparadoras do corpo como o reparo dos tecidos, crescimento muscular, síntese de proteínas, reposição de energia e o controle do metabolismo.
O que acontece quando você não dorme bem
Agora que você já tem uma ideia de que dormir bem tem uma função essencial na nossa saúde como um todo, está na hora de entender mais das consequências que dormir mal tem no seu organismo. Bom, alguns exemplos que podemos citar são:
- Falta de saciedade
Isso acontece porque durante o sono, nosso organismo produz um hormônio chamado leptina, responsável pela sensação de saciedade. Além disso, quando não dormimos bem existe uma redução na queima natural de calorias durante o nosso sono, que pode afetar na manutenção do peso saudável.
- Gripes e resfriados constantes
Dormir mal ou pouco afeta também o seu sistema imunológico, deixando ele mais suscetível a infecções e inflamações. Por exemplo, se você dormir menos que 7 horas por noite, isso pode aumentar em até 3 vezes as chances de você ter algum resfriado ou gripe com mais frequência.
- Risco para quem tem diabetes
Quando não dormimos bem, existe um crescimento da resistência à insulina no nosso corpo, o que pode levar a dificuldade de controlar a diabete ou mesmo levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, em alguns casos. Conforme apontam pesquisas da Northwestern University, nos Estados Unidos, 82% dos pacientes que possuem diabetes e que possuem dificuldades para dormir bem mostraram resistência à insulina.
- Impacto na saúde mental
Segundo experimentos até mesmo da Universidade de Oxford, voluntários que passaram apenas três noites mal dormidas em sequência tiveram efeitos evidentes na sua saúde mental como o aumento de ansiedade, depressão e estresse. Além de paranoia e aumento do sentimento de desconfiança em relação a outras pessoas.
- Risco de doenças cardiovasculares
Sim, se você não dorme bem, isso pode resultar em doenças cardiovasculares. Com apenas poucas noites mal dormidas, já há um aumento nos riscos de calcificação da artéria coronária, o que ocasiona infartos. Além disso, outra condição que pode estar relacionada é o desenvolvimento de hipertensão.
Benefícios para a sua saúde de quem dorme bem
Se dormir mal tem tantas consequências assim para sua saúde, quando você dorme bem, só pode ser um bom sinal, não é mesmo? Significa que o seu corpo conseguirá fazer todas as funções reparadoras necessárias durante a noite e você acordará renovado. Confira abaixo alguns dos benefícios de ter uma boa noite de sono:
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Manter um peso saudável;
- Diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares;
- Reduzir o estresse;
- Melhorar o equilíbrio físico, mental e emocional;
- Aumentar a capacidade de concentração e memorização.
Hábitos que podem estar sabotando sua noite de sono
Será que você está tendo alguns hábitos ruins durante o dia ou mesmo a noite que estão prejudicando seu sono? Está na hora de descobrir! Existem algumas práticas que podem — e devemos — evitar para dormir bem a noite. Listamos aqui 5 delas para você!
1 – Dormir em um quarto iluminado
Ter luzes iluminando o quarto quando você vai dormir pode ser muito mais que um simples incômodo, elas afetam diretamente a qualidade do seu sono. Isso porque as luzes durante a noite alteram a produção de hormônios, como o cortisol e a melatonina, que afetam o ciclo de sono-vigília que é controlado pelo nosso relógio biológico. Ou seja, você poderá ter um sono muito mais leve e acordar com muito mais facilidade, não atingindo todas as fases do sono necessárias para ter um sono reparador.
2 – Ficar na cama mesmo sem sono
Quem nunca perder o sono e ficou se revirando na cama por horas a fio? Pois, esse não é o mais indicado, viu? Quando perder o sono, procure sair da cama, ir para a sala e ler um livro com uma luz ambiente amarela. Isso porque ao ficar na cama, existe uma grande chance de você começar a fazer uma associação da sua cama a esse momento de insônia, o que gera mais ansiedade ainda e só vai atrapalhar seu sono.
3 – Usar o botão de soneca do despertador
O que pode parecer um hábito inocente, pode ser muito prejudicial inclusive para sua próxima noite de sono. O costume de usar o soneca do despertador faz mal, pois é como se você iniciasse um novo ciclo de sono por cinco ou dez minutos e, quando o despertador tocar de novo, você não terá finalizado aquele ciclo. Esse tempo a mais, além de não fazer realmente diferença positiva, fragmenta o seu sono e pode fazer com que você se sinta sonolento durante o dia seguinte.
4 – Fazer refeições pesadas durante a noite
Um jantar rico em gordura pode levar até quatro horas para fazer a digestão, o que pode provocar azia ou refluxo na hora de dormir. Nestes casos, procure sempre optar por refeições mais leves.
5 – Passar muito tempo no seu celular
É comprovado, usar muito tempo o celular prejudica tanto a qualidade quanto a quantidade do seu sono. E isso não se aplica apenas ao uso durante a noite, viu? A luz azul dos smartphones (e dos computadores também) atrapalha a produção do hormônio melatonina, responsável por induzir o nosso sono.
Como dormir bem?
Temos um material exclusivo e gratuito que vai te ajudar nisso! Acabamos de lançar o nosso Guia para Dormir Melhor.
Com este Guia, você vai receber dicas preciosas de como montar uma rotina noturna e ter mais qualidade de sono e de vida!
Gostou deste artigo? Experimente ler também: O que é higiene do sono? Hábitos para dormir melhor e Dicas e hábitos para dormir melhor.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário