Você provavelmente já ouviu alguma destas afirmações. Agora: será que era verdade ou mito?


Talvez você ainda não saiba, mas as doenças do coração são a principal causa de morte no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). As doenças cardiovasculares acabam afetando mais pessoas do que acidentes de trânsito, câncer e violência. As duas principais doenças do coração que resultam em morte são o infarto do miocárdio e a doença arterial coronária. 

Por isso, é tão importante falarmos sobre prevenção e esclarecer algumas informações que circulam que podem ser verdade ou não. Vamos entender quais cuidados com as doenças do coração são verdadeiras ou mitos? Então boa leitura!

10 mitos e verdades sobre as doenças do coração

1 – As doenças cardiovasculares podem ser evitadas?

Verdade. Existem várias dicas de como se prevenir de doenças cardiovasculares. As principais são mudanças nos hábitos para uma rotina mais saudável, manter os exames de rotina sempre em dia e, em casos de doenças pré-existentes, realizar o acompanhamento correto com um cardiologista. Assim, você pode manter sua saúde sempre em foco e se prevenir. 

Conteúdo exclusivo: você pode baixar grátis o Calendário de Hábitos Saudáveis 2021!

2 – Somente pessoas obesas tem problemas no coração?

Mito. Essa é uma grande desinformação, pois existem diversos casos em que pessoas com o peso ideal que possuem doenças metabólicas, como a diabetes e o colesterol alto, desenvolvem problemas no coração. E há casos também de que pessoas acima do peso que acaba, não desenvolvendo nenhuma doença do coração, por exemplo. 

3 – As doenças do coração são todas malignas?

Mito. Nem todas as doenças cardiovasculares são consideradas malignas ou levam a morte. Há algumas condições como a arritmia, por exemplo, que quando não relacionada a outras doenças, pode ser considerada benigna. Ou seja, ela acaba alterando os batimentos cardíacos e precisa, claro, de acampamento, mas não causa maiores danos a saúde do paciente. 

4 – Beber uma taça de vinho por dia ajuda a proteger o coração?

Isso vai depender muito. Embora existam estudos que mostrem que o consumo moderado de vinho auxilia na proteção do coração, é preciso ter cuidado, pois ele pode prejudicar ainda mais alguns casos. Para quem tem diabetes ou taxa de triglicerídios alta no sangue, o álcool pode piorar a situação. O mais importante é ter um consumo moderado e segundo a liberação do seu médico. 

5 – Só as pessoas idosas possuem doenças cardíacas?

Mito. Este é outro mito que pode acabar prejudicando a prevenção dos jovens. Diferente do que muitos pensam, não há uma relação comprovada entre os idosos e o surgimento de doenças do coração. Estas condições podem aparecer tanto em jovens, crianças e até mesmo bebês, como a cardiopatia congênita. Então já sabe, a idade não é uma desculpa para deixar de cuidar da saúde do seu coração, hein?

6 – Bebidas alcoólicas com energéticos podem gerar problemas cardíacos?

Verdade. Essa pode ser uma combinação mortal, por isso, preste bem atenção. A mistura da bebida alcoólica com energéticos podem levar a uma arritmia cardíaca, que gera crises de hipertensão arterial, infarto e até a morte. 

7 – No inverno os riscos de infarto são maiores?

Verdade. O risco de pessoas terem um infarto aumenta durante no inverno, principalmente quem possui alguma doença arterial coronária (DAC). Isso ocorre porque o frio pode desestabilizar as placas de gordura presente nas artérias e a pressão arterial pode aumentar, ocasionando maiores riscos de um infarto. 

8 – Quem possui arritmia cardíaca não deve praticar atividade física?

Mito. Este é outro mito que pode inclusive prejudicar a saúde do paciente que possui arritmia. Ter arritmia não é um impedimento para realizar atividades físicas, no entanto, você deve ter o cuidado de realizar o acompanhamento com o cardiologista e verificar os exercícios que são mais indicados para o seu caso.

9 – Nossas emoções levam ao aparecimento de doenças no coração?

Verdade. Inclusive já existem alguns estudos que comprovam como as emoções estão atreladas ao desenvolvimento de problemas cardíacos. Sentimentos como o estresse, ansiedade, raiva, nervosismo e tristeza causam sintomas físicos e quando não tratados, ocasionam em ritmo cardíaco acelerado, tontura, suor e arritmia.

10 – O cuidado com a saúde bucal está relacionado ao coração?

Verdade.  Provavelmente esta vai surpreender você. A nossa saúde bucal tem – e muito – a ver com a saúde do nosso coração. Quando não há, por exemplo, uma boa higiene bucal, bactérias presentes na boca, podem migrar para a corrente sanguínea e chegar da boca até o coração. Quando no coração, estas bactérias podem levar a doenças como arritmia e endocardite bacteriana. 

Bom, agora podemos dizer que você sabe muito mais sobre a saúde do seu coração e como se prevenir do jeito correto. Se você gostou deste conteúdo. Aproveite para compartilhar com sua rede de amigos e familiares. Ajude a espalhar informação relevante e cuide da saúde de quem você gosta. E, já sabe, caso precise de alguma ajuda, nossos especialistas estão sempre à disposição para te ajudar.

Gostou deste artigo? Experimente ler também: Hábitos para manter a saúde do coração em dia e Pode ser pressão alta? 8 perguntas frequentes sobre hipertensão.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta