Dor muscular: saiba como aliviar o sintoma com a atividade física
Cia da Consulta | 18.04.2022
Só quem sofre com dor muscular sabe o incômodo que isso representa no dia a dia. Em alguns casos, é aquele desconforto que acompanha por dias e deixa cada tarefa mais difícil. Em outros, são pontadas agudas que tornam a rotina incapacitante.
Nessas situações, a primeira solução que vem à mente é a ingestão de remédios, até mesmo com a perigosa automedicação. Contudo, existe uma outra forma de amenizar o desconforto e que é mais saudável: com exercícios físicos!
Quando estamos com dor, mesmo querendo apenas ficar parado para evitá-la, é preciso movimentar-se. Acredite, essa é uma forma eficaz de amenizar o desconforto. Quer saber mais? Vamos te explicar todos os detalhes. Acompanhe!
Como as atividades físicas aliviam a dor muscular?
Vamos já responder essa pergunta tão importante! Primeiro, é comum saber que as atividades fortalecem os músculos, fazendo-os crescer. Contudo, para aliviar as dores musculares, os benefícios vão além disso.
Quando os músculos estão fortes, eles também melhoram a sustentação dos ossos e das articulações, além de essas partes do corpo serem fortalecidas independentemente. Isto é, todo o sistema músculo esquelético recebe contribuições, o que é essencial para melhorar a saúde e reduzir quadros de desconfortos.
Assim, é possível receber benefícios nas condições mais comuns de dores musculares e também de algumas dores ósseas. Confira quais são essas situações.
Dor muscular nas costas e os exercícios
Desde o torcicolo, na região do pescoço, até a lombalgia, quando o incômodo afeta a base das costas, esse tipo de dor costuma prejudicar muito a qualidade de vida das pessoas. Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a julho de 2021, cerca de 55 mil trabalhadores pediram licença do emprego por motivos de problemas na coluna.
Os exercícios, além de fortalecerem os músculos das costas e a coluna, também relaxam possíveis tensões na região. Práticas de alongamento contribuem para isso, como esticar as pernas e tentar encostar as mãos no chão; encostar as mãos nas costas; inclinar a cabeça para baixo e para os lados; e ficar de joelho no chão, sentar nos calcanhares e esticar os braços para frente.
Dor muscular nos ombros
Mais uma parte do corpo complexa são os ombros. Bursite e artrose, por exemplo, são problemas comuns e que podem ser aliviados com o fortalecimento dos músculos que sustentam o pescoço e a cabeça.
Para isso, é indicado fazer flexões laterais, giros dos ombros, extensão dos braços e elevação lateral.
Amenizar os incômodos das doenças crônicas
Além das dores agudas, como algumas das mencionadas anteriormente, os exercícios também contribuem para o alívio dos incômodos crônicos, gerados por determinadas doenças. Por exemplo, a fibromialgia e a espondilite anquilosante.
O mesmo acontece nesses casos: os músculos, ossos e articulações são fortalecidos, o que promove maior estabilidade do corpo e a redução das dores. Também não podemos esquecer dos vários outros pontos positivos, como prevenção de doenças cardiovasculares e pulmonares, melhora do sono, perda de peso e redução do estresse.
Qual o primeiro passo para aliviar a dor muscular com as atividades físicas?
Depois de conhecer todos esses benefícios dos exercícios para a dor muscular, você já deve querer começar a se movimentar!
No entanto, é preciso ter um cuidado antes: consultar o seu médico. Com a avaliação do especialista, será possível identificar qual a melhor atividade para a sua saúde e até mesmo o que pode ser prejudicial.
Dessa maneira, você garante a sua segurança e bem-estar. Os nossos médicos estão à disposição para te ajudar. É só acessar o nosso site e marcar um horário.
Nós te convidamos também a nos seguir nas redes sociais para conhecer outras dicas para cuidar da sua saúde e da sua família. Venha conferir nosso Instagram e Facebook.
Aprenda ainda mais sobre o assunto nesses outros dois materiais que disponibilizamos:
Dores nas pernas: o que pode ser
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário