Veja as principais doenças do coração, sintomas e como evitar


Você sabe qual a principal causa de mortes no Brasil? Isso mesmo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia são as doenças cardiovasculares. Quais são elas? São as doenças que afetam o coração e circulação. Este conjunto de doenças mata cerca de 1100 pessoas por dia no país e tem um número mais expressivo de óbitos que todos os tipos de câncer, mortes por acidente e violência, doenças respiratórias e infecciosas.

Neste mês, temos a campanha de Setembro Vermelho e o Dia Mundial do Coração. Por isso, queremos trazer mais informações especialmente sobre como a prevenção e a atenção aos sinais de doenças cardiovasculares podem salvar vidas. 

Doenças cardiovasculares: quais são as principais?

Existem diversas doenças que afetam o coração e prejudicam a boa circulação de sangue pelas veias e artérias. Estas doenças são chamadas cardiovasculares e surgem ao longo da vida estando relacionadas a maus hábitos alimentares, sedentarismo, histórico familiar e condições pré existentes, muitas vezes não tratadas.

Confira a lista das principais doenças do coração e das artérias:

  • Hipertensão arterial;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Cardiopatia congênita;
  • Endocardite;
  • Arritmias cardíacas;
  • Angina;
  • Miocardite;
  • Doença arterial periférica;
  • Cardiomiopatia.

Doenças cardiovasculares: quais são os sintomas?

Embora as doenças do coração aconteçam em muitos casos com pessoas de idade avançada, elas podem se manifestar em qualquer fase da vida. Temos que nos manter atentos a qualquer um dos sinais listados abaixo e buscar ajuda de um cardiologista para investigar. Várias das doenças cardiovasculares possuem sintomas similares, então fique atento!

  • Dores no peito;
  • Falta de ar;
  • Desmaio;
  • Tontura;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Hipertensão (pressão alta);
  • Impotência sexual.
  • Palpitações ou aumento da frequência cardíaca;
  • Tosse seca persistente;
  • Má circulação nas pernas;
  • Inchaço nos tornozelos e articulações;
  • Coloração roxa ou azulada na ponta dos dedos, unhas ou nos lábios.

Doenças cardiovasculares: quais são as formas de prevenção?

As principais formas de prevenção para as doenças do coração são manter todos os exames em dia, ou seja, fazer os check-ups sempre que necessário e desenvolver hábitos mais saudáveis no seu dia a dia. Confira 6 práticas que podem ajudar a evitar doenças cardiovasculares.

Você também pode baixar grátis o nosso conteúdo exclusivo: Calendário de Hábitos Saudáveis 2021!

1 – Praticar atividade física

Fazer exercícios físicos com frequência ajuda seu coração a funcionar melhor sem fazer tanto esforço. Isso auxilia muito na prevenção das doenças do coração, como o AVC, a hipertensão, o colesterol alto e o infarto.

2 – Seguir uma dieta balanceada

Nós sabemos que a alimentação impacta em toda nossa saúde, né? E em relação às doenças cardiovasculares não poderia ser de outra forma. Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a obesidade aumenta em 60% o risco de morte por doenças do coração. 

Existem inclusive algumas dietas específicas que beneficiam a saúde do coração, como a dieta mediterrânea. Através desta ou de outra dieta recomendada para você pela nutricionista, o mais importante é manter bons hábitos de alimentação. 

3 – Diminuir o uso do sal

O uso em excesso do sal pode ser um grande inimigo da saúde. Isso acontece porque o sal aumenta o nível de sódio no sangue, o que eleva a pressão arterial, podendo causar hipertensão. Já a pressão arterial alta é uma doença cardiovascular que pode levar a agravos como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou infarto. 

4 – Combater o estresse

O cuidado com a saúde mental é também um dos fatores mais cruciais para a prevenção de doenças do coração. Sabemos hoje que a nossa saúde envolve o âmbito físico, emocional e mental e tudo isso reflete diretamente no nosso organismo. 

Por exemplo, o estresse e a ansiedade aumentam a liberação de cortisol no corpo. O que aumenta o nível de glicose no sangue, ocasionando níveis altos de triglicérides, colesterol e diabetes. Tudo isso, gera complicações como placas nas paredes dos vasos sanguíneos que afetam diretamente na probabilidade de doenças do coração. 

5 – Ficar atento ao histórico familiar

Se você tem histórico familiar de doenças cardiovasculares não é preciso encarar isso como uma sentença, mas é necessário ter mais cuidado. Para isso, você deve fazer um acompanhamento com um cardiologista, realizar os exames preventivos e desenvolver uma rotina de hábitos saudáveis.

Vale lembrar também que quanto mais próximo o parente, maiores são as chances de a doença se manifestar em você. Então, mantenha-se atento e cuida da sua saúde. 

6 – Não fumar

O tabagismo aumenta a frequência cardíaca e causa irregularidades nos batimentos. Além disso, o hábito de fumar também reduz o colesterol bom, o que contribui para o acúmulo de placas de gordura nas artérias e danifica as paredes dos vasos sanguíneos. Caso você esteja disposto a mudar este cenário, nós temos um Guia completo que vai te ajudar a deixar o tabagismo. 

Bom, você agora sabe muito mais sobre quais são as principais doenças cardiovasculares, seus sintomas e como evitar. Está pronto para colocar todo o aprendizado em prática? Compartilhe com sua rede estas dicas valiosas e ajuda a cuidar da saúde de quem você gosta. 

Gostou deste artigo? Experimente ler também: Hábitos para manter a saúde do coração em dia e Como manter o coração saudável?.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta