O Brasil é um país de ansiosos, segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde, temos o maior número de pessoas vivendo com ansiedade no mundo, cerca de 9,3% da população.
Mas quais são os fatores para que isso ocorra e como posso identificar alguns sinais de ansiedade? Vamos te explicar os pontos relevantes agora.
Ansiedade: quando aquele friozinho na barriga é constante
A ansiedade é algo comum e faz parte da natureza humana, é comum ficar ansioso antes de uma prova ou em uma entrevista de emprego, por exemplo. Essas situações são normais, porém, algumas pessoas podem vivenciar essa sensação de ansiedade de maneira constante.
A ansiedade tem sintomas parecidos com o medo, quando ocorre de forma constante é um sinal de que você precisa de ajuda. Algumas pessoas sentem sintomas físicos, causados por esse estado constante de preocupação, como palpitações e sudorese.
Conhecendo os sintomas de ansiedade
Antes de tudo, esse não é um guia para ansiedade ou seja, se apresentar algum desses sintomas, é necessário procurar ajuda de um profissional especializado, apenas ele conseguirá avaliar sua condição, mas não se preocupe vamos te ajudar a enfrentar isso.
Os sintomas de ansiedade são desde sensações de medo, apreensão, até sintomas físicos, como taquicardia, por exemplo. Isso acontece porque o corpo é afetado pela liberação de uma série de hormônios, como cordisol que aumenta a pressão cardíaca. E hiperventilação também, é um dos sintomas físicos que caracterizam crises de ansiedade.
Sintomas físicos:
- Respiração ofegante
- Mãos e pés frios
- Boca seca
- Tensão muscular
- Sensação de fraqueza
- Tremores nas mãos
- Dores de barriga
Sintomas psicológicos:
- Nervosismo constante
- Falta de concentração
- Dificuldades para dormir
- Preocupação exagerada
- Sensação de algo ruim está prestes a acontecer
- Agitação
Estratégias para controle de ansiedade:
Apesar de comum entre a população brasileira, são poucos os que procuram ajuda médica quando se trata de saúde mental e essa atitude acaba intensificando os sintomas. Saúde mental não deve ser um tabu. Controlar a ansiedade é um desafio, mas com ajuda profissional adequada é possível ganhar qualidade de vida.
As sessões de psicoterapia ajudam e muito indivíduos que possuem ansiedade, nesse ambiente a conversa com o terapeuta ajuda a identificar padrões e mudar comportamentos que são empecilhos para uma vida mais tranquila.
A prática de atividades físicas também ajuda a aumentar o bem-estar, uma corrida no parque, por exemplo, libera endorfina que auxilia na diminuição do estresse.
Essas são algumas das estratégias que podem te ajudar a enfrentar a ansiedade, mas em todos os casos, nossos profissionais estão aqui para auxiliar.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário