O câncer é considerado um assunto delicado, mas quando se trata de saúde, ter o máximo de informações é fundamental e pode ajudar a salvar vidas. Pensando em conscientizar mulheres sobre a importância e prevenção do câncer de mama, surgiu o Outubro Rosa.
Essa campanha internacional, foi criada em meados da década de 90 nos Estados Unidos e se popularizou em outros países. O Outubro Rosa, tem como meta discutir e conscientizar a população sobre, a importância em realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante o mês de outubro, instituições privadas e públicas se unem para divulgar e encorajar as mulheres a realizarem exames periódicos para detectar o surgimento precoce do câncer de mama.
As campanhas do Outubro Rosa são fundamentais para o diagnóstico da doença, muitas vezes, seus estágios iniciais são assintomáticos. Durante o mês, algumas instituições disponibilizam exames de mamografia gratuitamente.
Lembre-se, os cuidados com a saúde devem acontecer durante o ano todo, as campanhas de conscientização podem ser o pontapé para o autocuidado.
Câncer de Mama no Brasil:
Em território Nacional, o câncer de mama atinge cerca de 25% da população feminina, sendo mais comum a partir dos 35 anos,segundo dados informados pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA.
Mulheres acima de 50 anos, possuem risco elevado de desenvolver o câncer de mama. Poucas pessoas sabem, mas os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, representando 1% de casos no total.
No Brasil a taxa de mortalidade relacionada ao câncer de mama é elevada, por conta do diagnóstico tardio da doença, dificultando sua cura. Por isso, o Outubro Rosa é uma das campanhas de conscientização mais importantes relacionadas à saúde da mulher.
Mamografia: qual sua importância?
Diagnosticar o câncer de mama precocemente eleva as chances de cura, segundo o Instituto Oncoguia, 95% dos casos descobertos em estágios iniciais tem uma alta possibilidade de cura. Uma das maneiras de diagnosticar a doença, é por meio da mamografia.
O exame consegue detectar lesões milimétricas nas mamas, muitas vezes elas passam de forma despercebida pelo exame de palpação. A mamografia é um exame simples, mas muitas mulheres ainda adiam sua realização.
Quando realizar a mamografia?
Esse é um assunto divergente entre a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Ministério da Saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o ideal é que as mulheres comecem a realizar a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. Já o Ministério da Saúde recomenda a realização do exame a partir dos 50 anos a cada dois anos, se resultado normal.
Existem justificativas para ambos os posicionamentos. Por ser um assunto polêmico, recomendamos que mulheres entre 40 e 49 anos busquem ajuda médica a fim de individualizar a decisão da solicitação do exame.
A autoconsciência sobre a saúde das mamas é importante, visto que pode ajudar a paciente a buscar ajuda médica precoce. Entretanto, mulheres que desejam realizar o autoexame devem receber instruções cuidadosas do seu médico para diferenciar tecido normal de “caroços” suspeitos, a fim de não gerar ansiedade.
O autoexame é importante, mas não substitui a mamografia e nem as consultas periódicas com seu médico de confiança. Os nódulos só podem ser sentidos, quando já estão no estágio inicial, mas não se preocupe a equipe Cia. da Consulta está aqui para te ajudar em todos os momentos.
Como o câncer de mama é desenvolvido?
A multiplicação de células de maneira descontrolada, na região das mamas provoca esse tipo de câncer. Não temos uma causa específica para isso, porém, mulheres acima de 50 anos de idade são mais propensas.
Como identificar o câncer de mama?
Durante o Outubro Rosa, algumas instituições realizam exames de prevenção, como a mamografia que consegue detectar a doença. Conhecer o seu corpo, pode ajudar a identificar algo que não está bem. E no caso de câncer de mama, a pele dá alguns indícios.
Os sintomas comuns são:
- Nódulos, caroços nas regiões da axila, pescoço e mamas
- Mudanças no aspecto visual dos mamilos
- Pele avermelhada e com aspecto de casca de laranja
Durante o Outubro Rosa, dê um tempo para se cuidar, realize os exames necessários para prevenir o câncer de mama e quando precisar, conte com a ajuda dos nossos médicos.
Fontes:
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário