Como amenizar a TPM? Descubra dicas científicas valiosas, os principais sintomas e mais
Se você nunca teve, provavelmente já ouviu falar sobre a tensão pré-menstrual. A conhecida TPM se refere a um conjunto de sintomas que afeta mais de 70% das mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde. Em geral, estes sintomas aparecem mais em mulheres entre 25 e 35 anos de idade.
Embora não exista uma cura para a TPM, tem maneiras de aliviar os sintomas. O que é especialmente útil para as mulheres que possuem um tipo mais severo de tensão pré-menstrual, a TDPM (Transtorno disfórico pré-menstrual), que afeta de 8% até 10% das mulheres.
Por isso, nós separamos 6 dicas com base na ciência e que vão de fato ajudar você a passar pelo período da TPM com mais tranquilidade e bem estar. Quer descobrir quais são? Então continue por aqui!
O que é a TPM?
A TPM, ou tensão pré-menstrual, se refere a um quadro de sintomas físicos e emocionais que costumam aparecer de 10 a 14 dias antes do início do ciclo menstrual. Estes sintomas podem inclusive se manter até o final do ciclo, provocando fortes desconfortos e alterações no desempenho da rotina das mulheres.
O principal motivo para os sintomas da tensão pré-menstrual é a alteração hormonal que acontece no organismo das mulheres neste período. Ela pode desencadear desejo por certos alimentos, como doces, alterações de humor e sensibilidade nos seios, por exemplo.
Quais são os sintomas da TPM?
O conjunto de sintomas da TPM pode ser dividido em: físicos e emocionais. Lembrando que não é preciso apresentar todos eles para caracterizar o quadro. Os principais sinais nós listamos abaixo para você.
Sintomas físicos:
- Aumento do peso;
- Dor de cabeça;
- Inchaço das mamas;
- Acne;
- Dor nas pernas;
- Alterações nos hábitos intestinais;
- Aumento da frequência urinária;
- Reações alérgicas;
- Fome excessiva ou falta de apetite;
- Sensação de fadiga;
- Gases.
Sintomas emocionais:
- Irritabilidade;
- Cansaço;
- Sonolência;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Vontade de chorar sem motivo;
- Dificuldade de concentração;
- Raiva sem razão;
- Baixa autoestima;
- Insônia.
6 Dicas de como aliviar os sintomas
Confira as principais formas que podem te ajudar a amenizar os sintomas da TPM e comece a aplicar na sua rotina.
1 – Praticar atividades físicas
Os exercícios físicos ajudam a induzir a liberação de hormônios do prazer que deixam você mais relaxada e disposta. E tem mais, praticar alguma atividade física ajuda a reduzir os níveis de estresse e cortisol no sangue. Descubra o que você mais gosta de fazer e comece logo.
2 – Investir em alimentos com nutrientes
Existem alguns alimentos com nutrientes que ajudam a regular a produção hormonal e fortalecem o sistema imunológico. Ao se alimentar, tente consumir mais fibras que irão manter seus níveis de glicose estáveis, ajudar na função intestinal e até ajudar a evitar o desejo por doces.
Outra ótima aposta para sua alimentação são alimentos ricos em ácidos graxos, como milho, nozes, castanhas e linhaça. Eles auxiliam no alívio da sensibilidade nos seios e ajudam na desinflamação do organismo.
3 – Reduzir a ingestão de sal e cafeína
Uma alta ingestão de sal acarreta na retenção de líquidos, o que fará com que você se sinta ainda mais inchada, que já um dos sinais da TPM. Por outro lado, a cafeína é um forte estimulante que pode afetar o sono neste período. Como a insônia já é um dos sintomas da tensão pré-menstrual, um alto consumo de cafeína pode contribuir até mesmo para a irritabilidade.
4 – Reconhecer seu próprio organismo
Acompanhar, monitorar e reconhecer os sinais do próprio corpo ajudam você a lidar da melhor forma com este período. É assim que você consegue observar seus padrões, os sintomas que mais aparecem, possíveis gatilhos e formas de amenizar a TPM. Conhecer o seu organismo sempre traz benefícios e, neste caso, não é diferente.
No entanto, saiba que estamos falando dos sintomas mais amenos da TPM. Caso você sofra com isso, o ideal é conversar com um especialista na saúde íntima da mulher para ver formas de contornar a situação.
5 – Ficar de olho no estresse
Mulheres mais estressadas tendem a ter uma TPM mais complicada. O estresse e irritabilidade normal deste período são acentuados e podem criar um ciclo muito ruim para você. A dica é apostar em formas de controlar e aliviar esses sentimentos como ioga, exercícios de respiração, meditação e terapia.
6 – Apostar em chás e sucos diuréticos
Existem chás e sucos que ajudam a diminuir o inchaço e acalmar o organismo. Por exemplo, os chás de valeriana e maracujá são calmantes naturais. Os chás de cavalinha, hibisco, camomila, erva-doce e dente de leão também podem ser fortes aliados. Já sucos de melancia, melão, abacaxi e limão são diuréticos e ajudam a desinchar.
Você sabe agora algumas dicas de como lidar com os principais sintomas da tensão pré-menstrual. Embora não exista uma cura, com a ajuda de alguns hábitos de comportamento e alimentação, este período pode ser um pouco mais tranquilo. Caso você sinta muitos sintomas que incomodem você e atrapalhem sua rotina no dia a dia, não hesite em buscar ajuda. Nosso time de ginecologistas está pronto para ajudar você!
Gostou deste artigo? Experimente ler também: TPM: Sintomas, Cuidados e Tratamentos (Guia Completo) e Exames Ginecológicos. Guia Completo de exames.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário