O Setembro Amarelo é conhecido mundialmente por ser um mês de combate e prevenção ao suicídio. No Brasil a campanha foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.
A cor amarela utilizada durante a campanha tem um significado forte, a valorização da vida. O assunto ganha destaque no mês de setembro, mas deve ser discutido durante todo o ano.
Em meados de 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o dia 10 de setembro, como o Data Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em nosso país o marco é conhecido como Setembro Amarelo.
No Brasil, a taxa de suicídio ocupa o 4º lugar no ranking de vidas perdidas entre a população mais jovem. E segundo dados da OMS a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo.
Apesar de toda a importância do Setembro Amarelo, o assunto ainda é encarado como tabu não só no Brasil, mas no mundo todo, o que dificulta a prevenção ao suicídio.
Qual a importância do Setembro Amarelo?
A temática ainda é pouco debatida em terras brasileiras, sendo cercada por tabus, já que o assunto pode ser considerado delicado. Uma das maneiras de quebrar essas barreiras é a prevenção e tornar o assunto mais acessível.
Segundo o Centro de Valorização a Vida – CVV, os fatores que culminam em um suicídio são diversos, mas os principais transtornos psiquiátrico que os especialistas identificam são: depressão, dependência química e esquizofrenia.
A partir do momento que entendemos que o suicídio é uma realidade presente no Brasil, fica mais claro conversamos sobre o assunto e derrubarmos os tabus. Esse comportamento extremo pode ser evitado, desde que seja identificado por um profissional.
Para prevenir, é necessário conversar sobre o tema, para que as pessoas que estejam passando por momento difícil não se sintam sozinhas, mas sim acolhidas pelos amigos e familiares. Seu papel é essencial para prevenção em nosso país.
Onde buscar ajuda?
Os psiquiatras e psicólogo da Cia. Da Consulta estão aqui para te ajudar a enfrentar diversos problemas que possam acontecer com você, não tenha dúvidas em procurar ajuda em uma das nossas clínicas.
O Centro de Valorização a Vida – CVV também possui profissionais capacitados para atendimento, dando apoio emocional para quem está enfrentando problemas de cunho psicológico ou psiquiátrico.
Vale a pena lembrar que o assunto deve ser discutido durante todo o ano e não apenas durante o Setembro Amarelo. Colocar em pauta doenças mentais é essencial.
E lembre-se que as equipes de psicologia e psiquiatria estão aqui para te ajudar a enfrentar os problemas, não hesite e procure ajuda se for necessário.
Fontes:
Organização Setembro Amarelo: https://www.setembroamarelo.com/
CVV: https://www.cvv.org.br/blog/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-do-suicidio/
Cartilha de Prevenção – Setembro Amarelo: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/1
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário