As varizes são velhas conhecidas da humanidade, um dos primeiros registros delas aconteceu há 4 séculos no período antes de Cristo, sendo retratada em uma estátua de mármore encontrada nos arredores da Grécia Antiga. Nessa peça de arte, pode-se perceber um homem com veias dilatadas e segurando uma das pernas.

Mesmo em 2020, as varizes são um dos problemas mais comuns em consultórios médicos, sendo mais comuns em mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), 70% de adultos brasileiros convivem com esse incômodo.  

Você deve estar se perguntando: por que as varizes fazem parte do nosso cotidiano? 

A ciência explica as varizes:

Esse problema de circulação em partes, acontece por conta da nossa própria evolução, como espécie. A partir do momento que os humanos adotaram uma postura ereta, bombear o sangue para as pernas de forma que ele retorne para o tronco, ficou um pouco mais difícil.

Nesse caso, a gravidade não está sendo nossa amiga, você pode não imaginar, mas nosso coração se esforça bastante para trabalhar contra a gravidade, bombeando sangue para as pernas e o fazendo retornar para o nosso peito. Com o passar dos anos, as veias podem apresentar desgastes e as varizes se formam.

Os tubos das veias responsáveis por garantir circulação de sangue nos membros inferiores ficam enfraquecidos com o passar dos anos, dilatando-se, mudando de forma e ficando visíveis sob a pele.

Como as varizes aparecem?

As varizes começam a aparecer por volta dos 30 anos de idade, nesse estágio inicial, elas se manifestam como pequenas manchas, de coloração roxa e verde. Aos poucos, vão se espalhando pelas pernas. Inchaço e sensação de pernas cansadas ao final do dia, também são alguns indícios de varizes em estágio inicial.  Além de causar desconforto, as varizes também podem ser um incômodo estético.

Se você tem algum parente próximo com varizes, é necessário redobrar a atenção, já que elas são uma condição genética. Outras condições também ajudam o surgimento de varizes, como por exemplo, excesso de peso, sedentarismo e até mesmo a gestação.

Segundo a pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são mais comuns nas mulheres, por isso, quando elas aparecerem é necessário procurar ajuda médica.

Quais as principais causas?

  • Genética: se você possui um parente de primeiro grau que possui varizes, as chances de desenvolvê-las são grandes.
  • Hormônios: tratamentos hormonais, podem modificar a integridade dos tubos sanguíneos. 
  • Excesso de peso: nossas pernas ficam sobrecarregadas com sobrepeso e isso tem efeito direto na pressão exercida nos vasos sanguíneos.
  • Gestação: o desenvolvimento do feto no útero dilata as veias da pelve e por consequência sobrecarrega os tubos responsáveis pelo retorno do sangue das  pernas.
  • Sedentarismo: a falta de exercícios físicos enfraquece o músculo das panturrilhas e dificulta o bombeamento de sangue.

Conheça os tratamentos disponíveis:

Além do aspecto estético que pode incomodar, as varizes também apresentam complicações, quando não tratadas de maneira correta, como por exemplo: eczemas e até dermatites.

Por isso, visite um especialista médico aqui da Cia. da Consulta e faça o tratamento de maneira correta e segura.

Veja os tratamentos mais comuns:

  • Cirurgia: o tratamento mais comum é o cirúrgico, onde as veias defeituosas são retiradas,sem comprometer a circulação de sangue. Cortes pequenos são realizados nesse caso, sendo necessário ficar em repouso.
  • Escleroterapia com “espuma: é uma aplicação de “espuma” que consegue consegue secar as veias, fazendo com que as varizes desapareçam
  • Escleroterapia com glicose: uma das técnicas mais utilizadas para “secar” vasinhos, injeções com glicose são usadas para inflamar as veias e causar sua cicatrização. 
  • Ablação: é um dos tratamentos menos invasivos e que faz a utilização de raio laser.

Ficou com alguma dúvida em relação as varizes ou quer iniciar seu tratamento? Não hesite em procurar ajuda médica aqui na Cia. da Consulta.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta