A Covid-19 chegou no Brasil em meados de março e desde então modificou a vida do brasileiro. Hoje, a quarentena está sendo cada vez mais flexibilizada e é comum que você tenha algum conhecido que já tenha pegado essa doença. 

Em um cenário como esse é comum que surjam dúvidas, como: o que fazer ao ter contato com algum conhecido que testou positivo ou como saber se fui contaminado?

Separamos as principais medidas e procedimentos para realizar, caso tenha tido contato com uma pessoa portadora de Covid-19. 

Como eu posso saber se fui contaminado pela Covid-19? 

O novo coronavírus ainda é cercado por mistérios, mas sabe-se que os contaminados são separados em dois grupos: assintomáticos e sintomáticos. Em linhas gerais, algumas pessoas apresentam sintomas, quando são contaminadas, como por exemplo: tosse seca, febre, cansaço dentre outros. Já os assintomáticos, como o nome já diz, não apresentam nenhum tipo de sintomas e muitas vezes não sabem que são portadores desse vírus. 

Por isso, uma das maneiras mais seguras de descobrir se você foi infectado pelo vírus é por meio dos testes para Covid-19. Com eles é possível descobrir se você está produzindo anticorpos para combater o coronavírus.

O que fazer se tiver contato com uma pessoa infectada? 

Com a retomada da economia, os escritórios estão começando a voltar ao normal e mais pessoas estão circulando pela cidade. Algum colega de trabalho ou parente ligou e avisou que testou positivo para Covid-19 e você não sabe o que fazer? 

Não se preocupe, o ideal em uma situação como essa é manter o isolamento social, por no mínimo 2 semanas após o contato, esse é período máximo para o vírus se manifestar no organismo

Fique atento aos primeiros sintomas: tosse seca, mal estar e febre podem indicar que você foi contaminado pelo coronavírus. Por isso, procure sempre ajuda médica em nossas clínicas ou teleatendimento Cia. da Consulta. 

Caso você more com algum parente ou amigo é necessário tomar algumas medidas de segurança, como: 

  • Não receber visitas 
  • Manter os ambientes de uso compartilhado: cozinha, banheiros e sala com as janelas abertas e ventilados 
  • Se apresentar algum tipo de sintoma respiratório, fique em um quarto isolado e com janelas abertas, mesmo dentro de casa 
  • Ao circular pela casa, use sempre máscara 
  • Higienize as superfícies ou objetos que tocar 
  • Copos e talheres não devem ser compartilhados  
  • Higienize o banheiro de uso não individual a cada utilização pela pessoa com sintomas respiratórios (pia, sano sanitário, torneiras e maçanetas) 
  • Em caso de febre persistente (por mais de dois dias) acima de 37.8º e acompanhada de falta de ar, procure ajuda médica. 

Estava de máscara e tive contato com um infectado. E agora? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de máscaras é uma das maneiras de prevenir a contaminação, mas não é 100% eficaz. As mãos também ajudam a disseminar o vírus. Por isso, é importante a higienização das mãos com água/sabão e quando não for possível, utilize álcool em gel.

Lembre-se, evite tocar os olhos e nariz, quando não estiver com as mãos limpas. 

Como ocorre a transmissão do vírus? 

A Covid-19 é uma doença respiratória e sua transmissão acontece através do contato próximo, como: aperto de mãos e beijos. Gotículas de espirros e tosse também são das formas de transmissão. 

A infecção também ocorre quando se toca em superfícies contaminadas, por isso é importante higienizar as mãos e evitar levá-las ao rosto. 
Usar máscara e manter o distanciamento social, ainda são as melhores medidas para controlar e prevenir a infecção pela Covid-19. Lembre-se, ao apresentar algum sintoma procure os médicos Cia. da Consulta, eles estão aqui para te ajudar.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta