Saiba mais sobre esse movimento que atinge o corpo e é bastante incômodo.
Soluço? Todo mundo já teve aquela sensação incômoda que você não consegue controlar e provoca algumas sensações no corpo. Pode surgir independente da idade ou situação, em momentos inesperados ou após algumas situações corriqueiras e se você sempre se pergunta como surge o soluço, o que causa e quais as formas de parar, esse texto vai ajudar a tirar as suas dúvidas e trazer outras dicas para cuidar da sua saúde.
Boa leitura!
O que é Soluço?
Chamamos soluço a um movimento não intencional, também conhecido como “espasmo” do diafragma, músculo que fica na base dos pulmões e está relacionado diretamente com a respiração. Esse espasmo acontece devido a um fechamento rápido da glote, prejudicando a passagem de ar para os pulmões e, assim, produzindo o movimento e som característico.
O soluço não é uma doença, mas uma condição que pode atingir pessoas de todas as idades e em diferentes situações. Os bebês estão mais sujeitos a ter crises de soluço com muita frequência devido não terem seu sistema nervoso ainda totalmente formados para atuar adequadamente no diafragma.
Porque o soluço acontece
É um movimento involuntário do corpo que provoca inspirações rápidas e repentinas e pode acontecer após algumas situações como depois de uma pessoa comer muito ou muito rápido, o que acaba provocando a dilatação do estômago, que irrita o diafragma, que está por cima, levando-o a contrair de forma repetida.
O soluço também pode surgir devido a um desequilíbrio na transmissão dos sinais nervosos do cérebro e, é por isso, que pode acontecer durante situações onde uma pessoa tem muito estresse emocional ou durante alterações bruscas da temperatura, por exemplo.
Causas do soluço
Pode ter diferentes causas e apesar de serem desagradáveis e incômodas, as crises são passageiras e não necessitam de tratamento. Em outros casos, no entanto, o soluço pode ser sinal de um problema de saúde que precisa ser tratado, como por exemplo:
- Distensão gástrica após ingerir bebidas com gás, principalmente refrigerante;-
- Comer um grande volume de comida;
- Mudanças súbitas de temperatura de alimentos ingeridos ou da pele;
- Ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
- Dar gargalhadas;
- Deglutição de ar;
- Reflexo de uma cirurgia abdominal;
- Sinal de doença ou desordem que irrita os nervos que controlam o diafragma (como a pleurisia ou pneumonia);
- Ingerir bebidas ou alimentos quentes ou muito condimentados;
- Respirar alguns vapores químicos que podem provocar danos ao sistema respiratório;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Tumor cerebral;
- Tabagismo;
- Passar por crises de estresse e ansiedade;
Algumas situações de soluços persistentes ou recorrentes já foram relacionadas a algumas causas possíveis, entre elas muitos problemas relacionados ao sistema nervoso, ao metabolismo e a outros fatores ambientais e emocionais.
Nesses casos, é importante que a pessoa procure ajuda médica para identificar a origem do problema.
Em bebês recém nascidos ou, até mesmo, que ainda estejam dentro do útero materno, o soluço pode ser causado porque o diafragma e músculos respiratórios ainda estão se desenvolvendo. Pode ser muito comum também devido ao refluxo após início da amamentação. Nestes casos, é recomendado dar de mamar para a criança ou, se já estiver de estômago cheio, colocar o bebê de pé para arrotar.
Fatores de risco
Alguns hábitos que são prejudiciais à saúde, como fumar, ingerir grandes quantidades de álcool, falar enquanto come e ingerir grande quantidade de comida são fatores que estão diretamente relacionados à ocorrência de uma crise de soluços.
Os bebês são a faixa etária que tem soluços recorrentes. Isso ocorre devido o sistema nervoso não estar totalmente desenvolvido, não atuando adequadamente sobre o diafragma. O que faz com que os pequenos tenham soluços frequentemente.
Quando o soluço pode ser preocupante?
Ter soluço não é um problema de saúde e também não representa uma emergência médica. Mas é importante observar que caso as crises sejam muito recorrentes, e principalmente, persistentes é recomendado buscar ajuda médica para descobrir as causas exatas do soluço.
O soluço é um mecanismo quase que inofensivo e desaparece sozinho, mas algumas situações e recorrências podem indicar um problema de saúde. Por isso é importante consultar um médico se os soluços:
- Quando levam mais de 2 dias para desaparecer;
- Provocam dificuldades para pegar no sono;
- Dificultam a fala ou causam cansaço excessivo;
Se isso acontecer é importante consultar um médico, pois isso pode estar sendo causado por alterações cerebrais ou de algum órgão da região torácica, como fígado ou estômago, e, por isso, é importante fazer exames para descobrir a origem e iniciar o tratamento adequado.
Entre os especialistas que você pode procurar estão:
Clínico geral
Pneumologista
Neurologista
Otorrinolaringologista
Gastroenterologista
Além disso, se necessário, o médico pode receitar um remédio para tratar o soluço de forma mais intensa.
Como parar o soluço
Ficar com soluço é bastante incômodo e sempre fica aquela dúvida do que fazer para ele passar o quanto antes. Algumas dicas que estimulam os nervos e músculos da região tórax podem ajudar a passar o soluço, entre elas estão:
- Tomar um copo de água gelada, ou chupar gelo, isso estimula os nervos do tórax;
- Prender a respiração o máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel. Isso ajuda a aumentar os níveis de CO2 no sangue, e estimula o sistema nervoso;
- Respirar de forma profunda e lentamente, isso ajuda a esticar o diafragma e os músculos da respiração;
- Tomar um susto ou rir bastante, isso libera adrenalina que interfere no funcionamento cerebral e estimula os nervos musculares;
- Tomar um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo, isso relaxa o diafragma e pode contribuir para a melhora;
- Tapar o nariz fazendo força para soltar o ar e contrair o tórax ao mesmo tempo, outra forma de estimular os nervos do tórax;
- Comer uma colher de açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, essas são substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e fazem o cérebro se ocupar com outros estímulos, fazendo relaxar o diafragma e o soluço melhorar;
Além disso, para que o soluço seja parado de forma eficaz e definitiva, é necessário eliminar a sua causa, que pode ser a dilatação do estômago devido a pessoa comer muito ou rápido demais, ingerir bebidas alcoólicas ou ter refluxo também podem contribuir para o soluço.
Como parar o soluço persistente
O soluço persistente ou crônico é aquele que pode durar mais de 2 dias, e, nestes casos, é recomendado consultar um médico para que sejam investigadas as possíveis causas e porque esse soluço não para. Entre as causas para isso podem estar infecções, inflamações ou doenças gastrointestinais, por exemplo, e é necessário tratá-las corretamente.
Conclusão
O soluço é uma contração involuntária do diafragma e dos músculos intercostais. Quando inicia o movimento de contração, dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, o que gera um som característico e um incômodo para a pessoa e em quem está próximo.
O soluço possui uma frequência média de quatro espasmos por minuto, sendo na maioria das vezes inofensivo e desaparece espontaneamente em alguns minutos. Porém em alguns casos mais raros eles podem durar até dois dias, o que pode ser indicativo de algum problema de saúde que precisa ser tratado.
Geralmente não se necessita de ajuda médica para o soluço, apenas em casos raros. Algumas dicas ajudam a melhorar o soluço de forma mais rápida como tomar água, prender a respiração por alguns segundos, entre outros.
Se você tem tido soluços constantemente e acha importante consultar um médico, na Cia. da Consulta você pode agendar com um médico de forma rápida e prática e pode cuidar da sua saúde com todo o conforto, rapidez e bem-estar.
Compartilhe esse artigo e ajude as pessoas a saberem mais sobre soluços. Veja também mais textos com dicas de saúde para aumentar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde, leia aqui:
Dores nas pernas. O que pode ser?
Otite. Sintomas, causas e tratamentos
Gravidez. Da fecundação ao parto
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Comentários
Rosy
29/07/2020 | 08:39:42
tenho tido soluço constantemente em meia a meia hora estou muito peocupada
{{#comments}}-
{{#comments_children}}
-
{{/comments_children}} {{/comments}}
{{{comment_author}}}
{{{comment_content}}}
{{{comment_date}}}
{{{comment.comment_author}}}
{{{comment.comment_content}}}
{{{comment.comment_date}}}
Deixe seu comentário