Saiba mais sobre a cirurgia que muda o formato do nariz
Você provavelmente já ouviu falar em rinoplastia, ou a cirurgia do nariz que é feita com o objetivo de melhorar a aparência e a proporção do nariz, realçar a harmonia facial, corrigir o osso protuberante e também pode corrigir dificuldade respiratória causada por possíveis anormalidades na estrutura do nariz.
A cirurgia plástica do nariz é um procedimento simples, mas que deve ser feita por um cirurgião plástico que antes irá realizar o estudo da simetria do rosto. Essa é uma cirurgia que também contribui para a melhoria da autoestima.
Aqui você vai saber mais sobre a rinoplastia, para quem é recomendada, como é a cirurgia e quem pode fazer.
Você pode conferir a otorrinolaringologista, Julia Stabenow Jorge falando mais sobre a cirurgia.
Boa leitura!
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é a cirurgia plástica que faz a correção estética do nariz, ela pode ser feita para diversas possibilidades, como:
- Aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
- Afinar as asas nasais, mexendo na largura do dorso nasal;
- Alterar o perfil do nariz;
- Mudar a ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
- Alterar narinas grandes, largas ou arrebitadas;
- Ajustar a assimetria nasal e desvio;
- Diminuir a giba óssea, o chamado “osso” ou “calo” do nariz.
A rinoplastia é uma cirurgia de prática bastante antiga. Estima-se que ela começou a ser realizada entre o final do século 19 e o início do século 20, porém de forma diferente de como é feita hoje. As técnicas de cirurgia nessa região evoluíram bastante e estão bem simples, tanto no momento da cirurgia quanto na recuperação do paciente.
Indicações
A rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz ou para quem tem algum problema respiratório, nesse caso é feita junto com outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que retira parte dos cornetos nasais, a chamada “carne esponjosa”, que aumenta na presença de algumas alergias, como a rinite.
Esse tipo de cirurgia pode ser feito a partir dos 15 anos de idade, idade quando o desenvolvimento do facial da pessoa já está concluído.
Como é feita a rinoplastia
A cirurgia pode ser feita através de duas técnicas: a aberta (exorrinoplastia), que é feita a partir de uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Outra técnica é a fechada (endonasal), onde há incisões apenas dentro das narinas.
A técnica aberta é mais recomendada nos casos em que é preciso fazer grandes alterações na ponta do nariz. Porém a fechada também pode ser utilizada nesses casos, a técnica adotada para a cirurgia fica por conta do cirurgião plástico.
A rinoplastia fechada é um procedimento que exige grande cuidado, visto que ela é realizada sem a visão do cirurgião, já que a pele do nariz do paciente não é levantada. Por isso a importância de escolher um profissional qualificado para realizar a cirurgia.
A técnica fechada também traz outras vantagens, como ser um pouco mais ágil em relação à aberta e proporciona um resultado final mais natural ao nariz, permitindo uma recuperação mais rápida, além de não deixar nenhuma cicatriz aparente.
Para a realização da cirurgia, é necessário o uso de anestesia geral ou até local com sedação. Caso a anestesia seja geral, é necessária a intubação do paciente para que a respiração seja auxiliada por aparelhos apenas durante a cirurgia. O tempo para a realização da cirurgia é de aproximadamente duas horas.
O paciente que faz a rinoplastia é liberado no mesmo dia. Nos casos em que a cirurgia é associada à cirurgia funcional, o paciente deve ficar internado por um período de 12 a 24 horas.
Encontre um cirurgião plástico de qualidade e com preço acessível aqui.
Quais são os tipos de cirurgias mais realizadas?
As cirurgias de rinoplastia mais procuradas são para diminuição de nariz e remodelamento. Mas outros tipos de cirurgia também podem ser feitos, como o aumento nasal através do enxerto de cartilagem, implante de próteses e preenchimento no local. Para diminuir o tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e geralmente também é realizada a raspagem e o lixamento do osso.
A cirurgia para fratura do osso nasal é realizada apenas em casos específicos e deve ser avaliada anteriormente durante o exame físico, ela é feita para diminuir o osso do nariz e ainda a base alargada. Nesses casos, respectivamente, a fratura é feita para compensar a raspagem óssea, que diminui a massa óssea do local, estimulando a formação óssea local.
Ela também é feita para afinar o nariz de pessoas que tem a base muito larga e também para quem sofreu uma fratura prévia, que deixou o nariz torto. Esse caso também pode precisar fazer a cirurgia da fratura nasal para ajustá-lo.
Critérios para o novo nariz
Quando um cirurgião indica uma cirurgia no nariz, ele faz uma avaliação levando em consideração a proporção e simetria facial,através das medidas da face, assim pode entender melhor e respeitar o desejo do paciente.
A visão estética do cirurgião também é muito importante para determinar o novo formato do nariz e por mais que o paciente tenha desejo por um formato específico, ele deve orientá-lo em relação ao formato do rosto.
Atualmente alguns softwares em 3D são utilizados pelos médicos usando uma foto do próprio paciente para a visualização, com o formato de nariz desejado após a cirurgia. Porém, eles dão apenas uma noção e não a certeza de como poderá ficar o resultado.
Procedimentos associados à rinoplastia
É comum que a cirurgia de rinoplastia seja associada a outros procedimentos nasais como a correção do Septo Nasal e a turbinectomia . Nesses casos recomenda-se que a cirurgia seja realizada pelo cirurgião plástico e por um otorrinolaringologista.
Além dessas duas cirurgias, outras também podem ser realizadas em conjunto, como a plásticas faciais e blefaroplastia, a cirurgia das pálpebras.
Exames necessários para a rinoplastia
Antes de realizar a cirurgia é necessário que o paciente faça os exames necessários para qualquer procedimento cirúrgico como exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia, creatinina e coagulograma.
O médico também poderá solicitar exames de imagem, como a tomografia computadorizada, para fazer avaliação da estrutura nasal com mais precisão.
Nos casos de cirurgias funcionais, como a correção do Septo nasal também são necessários realizar exames de raio-x da face e nasofibroscopia.
Cuidados antes da cirurgia plástica
Toda cirurgia exige alguns cuidados pré- operatórios e para a rinoplastia não é diferente, são necessárias algumas medidas como:
- Fazer jejum de oito horas antes;
- Suspender o uso de anticoagulantes por no mínimo 7 dias;
Saiba mais: Cirurgia Plástica. Tudo o que você precisa saber de A a Z
Contraindicações da rinoplastia
Esse tipo de cirurgia é contraindicado para pacientes que apresentem doenças prévias em grau agudo, mulheres em fase de amamentação e ainda pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes.
Quais os riscos da cirurgia
A cirurgia de nariz apresenta alguns riscos específicos como sangramento abundante e dificuldade respiratória no pós-operatório, além de resultados insatisfatórios. Isso acontece mais em casos da escolha de um profissional para a cirurgia. E assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, inclui riscos de infecção e relacionados à anestesia.
Como é o Pós-operatório e dicas
Após a realização da cirurgia, algumas medidas são importantes para manter um pós – operatório saudável.
Curativos
O paciente operado sai com um curativo de plástico enrijecido, que além de ser higiênico permite uma melhor fixação para que o nariz fique imóvel por mais tempo. Esse curativo também se molda de forma mais eficiente e rápida ao nariz e pode ser molhado no banho.
O uso do curativo deve ser mantido por 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete dias somente com fita adesiva porosa. Os tampões internos costumam ficar por um dia.
Respiração e alimentação
Na primeira semana de cirurgia a respiração fica dificultada devido a presença de coágulos nas narinas, isso pode melhorar com o uso de descongestionantes nasais recomendados pelo cirurgião. Nos primeiros sete dias é recomendado que a alimentação seja mais pastosa, não exigindo esforço para a mastigação visto que a região estará dolorida e inflamada. Assim, é bom evitar alimentos duros e fazer o uso de sopas e ingerir bastante líquido.
Repouso
Após a cirurgia é necessário repouso absoluto por sete dias e descanso moderado até quinze dias. Após esse período já é possível voltar às atividades do dia a dia e ao trabalho, de preferência sem fazer esforço físico e exercícios que são recomendados somente a partir do segundo mês após a cirurgia.
Dor
Geralmente o pós-operatório sem dor e se surgir pode ser uma dor leve que pode ser resolvida facilmente com o uso de analgésicos. É comum a formação de alguns hematomas na região, que somem a partir de um período médio de 20 dias.
Cicatrizes
A rinoplastia deixa cicatrizes praticamente imperceptíveis, já que as incisões são feitas em local de pouca exposição. E caso haja algum problema de cicatrização, há tratamentos eficazes para isso.
Os tratamentos para cicatrizes vão desde cremes a base de corticoide e placas de silicone que se colocam na cicatriz, até injeções de corticoide intralesionais. Outros tratamentos também são possíveis de fazer de acordo com o resultado e a recomendação médica.
Usar protetor solar
Após a cirurgia, recomenda-se o uso rigoroso de protetor solar, para evitar o aparecimento de manchas, principalmente se alguma cicatriz estiver visível.
Possibilidade de Sangramento
Nos primeiros dois dias após a cirurgia existe a possibilidade de um sangramento pelo nariz, principalmente se a cirurgia for associada à correção de septo nasal.
Posição para dormir
A recomendação é que nós primeiros dias, exatamente entre cinco a sete dias após a cirurgia, o paciente durma com a cabeça pra cima e elevada com a ajuda de travesseiros durante todo o sono.
Esse período necessita de cuidados para evitar sangramento pelo nariz e também para evitar que o sangue seja aspirado para o pulmão. Essa posição também ajuda a língua a ficar melhor posicionada para que o fluxo de ar e a respiração bucal sejam melhores.
Pacientes que fizeram a cirurgia devem evitar dormir de lado e de bruços, posição em que o nariz pode se chocar contra o travesseiro e causar dor e inflamação.
Outros cuidados
Nesse período também é importante evitar abaixar a cabeça muito rápido, não assoar o nariz e usar óculos somente após liberação médica.
Resultados da rinoplastia
Os resultados da rinoplastia costumam aparecer 30 dias após a cirurgia, nesse período cerca de 95% dos resultados são visíveis. O resultado completo da cirurgia é visto entre 6 meses e um ano e nesse período é possível fazer correção com uma nova cirurgia, a chamada rinoplastia secundária.
A rinoplastia é a cirurgia plástica que tem como principal função remodelar o formato do nariz. Ela não é feita somente com propósitos estéticos, mas também para melhorar disfunções respiratórias como por exemplo o desvio de septo.
A cirurgia é considerada simples, sem grandes riscos para o paciente. Mas é preciso escolher um bom profissional para que faça uma análise da simetria do rosto e deixar o nariz nas proporções corretas.
Se você leu o artigo e deseja saber melhor sobre a rinoplastia, agende uma consulta com um cirurgião plástico. Na Cia. da Consulta você pode agendar com médicos de diversas especialidades de forma rápida e prática para cuidar da sua saúde é beleza com todo o conforto, rapidez e bem-estar. Repense a sua saúde!
Compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam conhecer melhor a cirurgia do nariz. Veja também mais textos com dicas de saúde para aumentar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde, leia aqui:
Catarata. Sintomas, diagnósticos, tratamento e cirurgias
Otite: Sintomas, tratamentos e causas
Soluço. O que é, causa e como parar
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário