Reumatologia, Saiba tudo sobre a especialidade que cuida das doenças dos ossos e articulações
Quem já sentiu uma dor nos ossos, músculos e tendões e não soube qual especialidade médica procurar? A Reumatologia é a área da medicina que estuda, diagnostica e trata as enfermidades que atingem os tecidos conjuntivos incluindo as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos que são popularmente conhecidas como doenças reumáticas.
O Reumatologista é o profissional que trata as doenças reumáticas. Elas, aliás são inúmeras e podem se manifestar em diversas regiões do corpo, com vários sintomas, tipos de lesões e sazonalidades. Muitas vezes elas podem não apresentar queixas articulares, ósseas ou comprometer os tecidos peri-articulares, mas alguns outros órgãos do corpo.
As doenças reumáticas não têm uma causa definida, elas podem ser muito diferentes para cada paciente por isso a importância de procurar um médico para que ele possa identificar o tipo de doença reumática que você está desenvolvendo, de acordo com os sintomas que você identificar e reportar ao médico.
O diagnóstico precoce é muito importante para que a doença possa não avançar sem um tratamento adequado, pois a doença pode prejudicar o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. O médico vai dar o apoio necessário ao paciente e aos seus familiares para conviver com a doença e com os sintomas sem prejudicar o seu dia a dia.
Aqui você vai saber mais sobre a reumatologia, o profissional que auxilia nos tratamentos das doenças reumáticas e sintomas.
Aproveite a leitura!
Você sabia que a acupuntura também contribui no tratamento das doenças reumáticas?Leia o nosso artigo sobre Acupuntura e saiba mais.
O que é Reumatologia?
A Reumatologia é a especialidade médica que faz a pesquisa, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem os ossos, articulações e colágeno. Entres as doenças que cabem a reumatologia, as mais popularmente conhecidas são as doenças reumáticas ou reumatismos.
Segundo pesquisas realizadas, hoje existem mais de cem tipos de doenças reumáticas. Em relação ao número de pessoas acometidas por uma doença reumática, são calculadas mais de 15 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, que são afetadas por essas doenças.
As doenças reumáticas podem causar vários tipos de problemas pessoais podendo causar até mesmo incapacidade física e afastamento das atividades sociais e do trabalho de formas temporárias ou definitivas.
O que faz um reumatologista?
O Reumatologista é o médico que faz o diagnóstico e tratamento clínico de pessoas que desenvolvem doenças reumáticas. As doenças reumáticas podem ser um pouco complexas, elas costumam afetar as articulações, músculos, ossos e, por vezes, outros órgãos internos como, por exemplo, rins, pulmões, vasos sanguíneos e cérebro e necessitam de cuidados de um especialista. Somente os reumatologistas são responsáveis por cuidar dessa área no campo da medicina.
Além de tratar e interagir com os pacientes, o Reumatologista também interage com a família desses pacientes que geralmente acompanham eles nas consultas e tratamentos e também com outros profissionais da saúde como enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
O reumatologista fornece as informações necessárias sobre a doença, tratamento, e de acordo com a doença, se for crônica e de longo prazo, ele ensina o paciente, sua família e todos ao redor como conviver com a doença, técnicas de prevenção e incapacidade ou de recuperação de funções, além de instruções para melhorar a qualidade de vida e bem-estar do paciente.
Quais as doenças tratadas pelo Reumatologista?
O Reumatologista é o especialista que trata diversos tipos de doenças que podem comprometer os ossos, cartilagem, estruturas Peri articulares (tendões, ligamentos, fáscias etc) e/ou de músculos.
Alguns pacientes com doenças reumáticas podem não apresentar queixas articulares, ósseas ou o comprometimento de tecidos peri articulares, mas podem apresentar de órgãos diversos como rins, coração, pulmões, pele etc.
As doenças reumáticas têm causas, tratamentos e consequências bastante diferentes. Por isso, é importante saber qual a doença cada paciente está desenvolvendo antes de classificar algumas séries de sintomas como uma doença reumática e o Reumatologista tem essa função de identificar a doença de cada paciente.
O diagnóstico precoce é muito importante para que se possa manter um controle e uma boa evolução da doença evitando complicações que podem afetar o paciente de forma definitiva. Por isso é importante que se busque um especialista.
As doenças reumáticas podem ser classificadas de acordo com o desenvolvimento das lesões ou as localizações de cada uma, entre elas estão:
1. Doenças difusas do tecido conjuntivo
Essas doenças são os tipos que causam inflamação do tecido conjuntivo e estão relacionadas aos distúrbios do sistema imunológico. As doenças difusas passam a reagir contra uma célula, tecido ou outro antígeno do próprio organismo, entre elas estão:
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Artrite reumatóide
- Esclerose sistêmica
- Doença muscular inflamatória (polimiosite e dermatomiosite)
- Síndrome de Sjögren
- Policondriterecidivante
- Doença mista do tecido conjuntivo (doença de Sharp)
- Síndrome do anticorpo antifosfolípide
2. Vasculites sistêmicas
São doenças raras que ocorrem quando há a inflamação dos vasos sanguíneos:
- Arterite de Takayasu
- Granulomatose de Wegener
- Arterite temporal
- Doença de Behçet
3. Espondiloartropatias
São doença inflamatórias da coluna vertebral que podem ou não causar artrite em articulações periféricas e inflamação em outros órgãos como no olho, por exemplo. Entre essas doenças estão:
- Espondilite anquilosante
- Síndrome de Reiter
- Espondiloartropatia da psoríase
- Espondiloartropatia das doenças inflamatórias intestinais
- Espondiloartropatias reativas
4. Doenças osteometabólicas
São as doenças que afetam principalmente os ossos, entre elas estão:
- Osteoporose
- Osteomalácea
- Doença de Paget
- Hiperparatiroidismo
5. Doenças articulares degenerativas
Nesse tipo estão as doenças degenerativas que afetam as articulações, entre elas:
- Osteoartrose primária
- Osteoartrose secundária (secundária a acromegalia, fraturas, má formação da articulação e ossos etc).
6. Artropatias microcristalinas
São as doenças articulares causadas por microcristais, entre elas estão:
- Gota
- Condrocalcinose
- Artrite por hidroxiapatita
- Artrite por outros microcristais
7. Artropatias reativas
São as doenças reumáticas associadas a processos infecciosos, entre elas estão:
- Artrites infecciosas (infecção dentro da articulação)
- Osteomielite (infecção no osso)
- Artrite reativa (artrite secundária a processo infeccioso localizado em outros locais Ex: clamídia, viroses, amidalite e etc)
- Febre reumática
- Doença de Lyme
8. Reumatismos extra-articulares
São doenças que atingem as estruturas próximas às articulações, mas não afetam a diretamente a articulação. Elas são:
- Fibromialgia
- Dor miofascial
- Tendinite (de ombro, de extensores e flexores dos dedos, etc)
- Bursite (do ombro, do trocanter etc.)
- Esporões do calcâneo
- Fasciíte plantar
- Epicondilite
9. Artrites intermitentes
São doenças que aparecem e desaparecem conforme fatores do organismo, entre elas estão:
- Febre familiar do Mediterrâneo
- Reumatismo palindrômico
- Hidrartrose intermitente.
10. Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas
Essas são doenças de osteoarticulares que podem ocorrer conforme a evolução das tipos doenças reumáticas.
- Diabetes mellitus
- Hipotiroidismo
- Hiperteiroidismo
- Tumores (ósseos, articulares, tecidos periarticulares)
Reumatologista ou Ortopedista?
Quem já não passou pela dúvida de qual especialidade procurar quando sente algum sintoma nos ossos ou articulações? Geralmente quando surge dor é nos joelhos ou nos ombros, a primeira alternativa é buscar um ortopedista. Mas não seria um reumatologista?
Embora as duas especialidades médicas atuem de forma muito próxima uma da outra, muitas vezes até em conjunto, de maneira complementar, as duas especialidades têm características bem peculiares.
O ortopedista trata os problemas mecânicos relacionados aos ossos e as principais doenças ortopédicas são: fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamentos ou outras que também podem ser relacionadas à prática de esportes. A ortopedia também a ortopedia é uma especialidade cirúrgica, que faz a correção de problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas.
Já o reumatologista, trata os problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos). A reumatologia é uma especialidade clínica que utiliza tratamento com medicamentos e reabilitação física. Muitas doenças chamadas doenças auto imunes são tratadas pelo reumatologista.
As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras.
Às vezes é difícil distinguir quando uma dor está relacionada à ortopedia ou à reumatologia, mas as seguintes dicas podem ajudar:
– Se a dor ou o inchaço aparecer depois de uma batida ou trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um ortopedista.
– Se os sintomas aparecem e não passam, entre eles como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, que podem representar sinais inflamatórios o reumatologista é o especialista mais indicado.
Os ortopedistas e reumatologistas costumam trabalhar juntos para cuidar dos pacientes com problemas musculoesqueléticos e, algumas vezes, o reumatologista solicita a ajuda do ortopedista quando há necessidade de uma possível cirurgia, caso haja uma deformidade articular.
Muitas vezes o diagnóstico de uma doença reumatológica pode ser demorado e durante a avaliação, cerca de 80% dos casos abordam os históricos de vida pessoal e familiar do paciente. E a história de vida e familiar do paciente pode contribuir muito para esse diagnóstico.
Além da avaliação, o diagnóstico, dependendo do caso, pode precisar de exames de imagem, como raios X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O que é Reumatismo?
O Reumatismo não se trata de uma única doença, mas de um grupo de doenças que são caracterizadas por alterações nas funções do sistema músculo esquelético de causa não traumática. Essas doenças atingem principalmente articulações, ossos ou músculos, mas não só eles. O Reumatismo pode causar diversos sintomas em várias partes do corpo.
Com o avanço da medicina, passamos a compreender melhor os tecidos do nosso corpo e a causa de muitas doenças. A Reumatologia, portanto, deixou de tratar apenas o que se chamava de reumatismos e passou a ser uma área de estudo do tecido conjuntivo entre elas estão os vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, tendões, articulações, gordura, músculo e até algumas células do sistema imunológico.
Sintomas do Reumatismo
Os sintomas característicos do reumatismo variam conforme a doença, mas podem incluir sintomas parecidos como:
- Dor nas articulações (juntas);
- Dor nos membros inferiores e superiores;
- Dificuldade em realizar movimentos;
- Falta de força muscular;
- Atrofiação dos músculos;
Esses sintomas podem surgir a qualquer hora do dia e em qualquer período, entretanto eles costumam ser mais comuns ao acordar e com o calor.
Causas do Reumatismo
As doenças reumáticas não são traumáticas, isso é, não costumam surgir em decorrência de acidentes ou de traumas físicos. As causas das doenças reumáticas realmente ocorrem quando há um desgaste de tecidos e/ou órgãos, algo que acontece naturalmente conforme a idade avança. As causas para o desenvolvimento da doença também podem ser de uma condição hereditária.
Tratamentos para Reumatismo
O Tratamento para o reumatismo vai depender da doença que está em questão. O tratamento geralmente é feito com medicamentos para o controle da dor e fisioterapia, que é indispensável para o tratamento pois ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem é portador de uma doença reumática.
É importante também que quem sofre de reumatismo conheça muito bem a doença para participar ativamente do tratamento, a fim de melhorar o seu bem-estar físico e mental.
Em relação ao uso de medicamentos, as artrites são tratadas com anti-inflamatórios comuns e, em alguns casos, corticoides. Nas doenças reumatológicas de origem autoimune, o tratamento é feito com medicamentos imunossupressores.
Tratamentos caseiros para reumatismo
Algumas receitas caseiras também contribuem no tratamento das doenças reumáticas, elas não possuem eficiência comprovada de cura, mas auxiliam no bem-estar do paciente durante o tratamento.
1.Vitaminas de frutas e sucos – Um bom alimento para ajudar no tratamento é fazer sucos de laranja, morangos e banana. Os dois primeiros são ricos em vitamina C, que ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e a banana que é alcalina e ajuda a neutralizar a acidez sanguínea.
Para fazer é simples:
Ingredientes
· 2 laranjas médias
· ½ xícara (chá) de morangos
· ½ banana
· 100 ml de água
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce se achar necessário e beba a seguir para aproveitar ao máximo as propriedades medicinais das frutas.
2. Chá de centelha asiática
Outra ótima solução caseira para auxiliar no tratamento do reumatismo é o chá de centelha asiática, ele possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta a circulação sanguínea, facilita a cicatrização e diminui o inchaço.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de folhas de centelha asiática
1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Adicionar as folhas de centelha asiática à água fervente, tapar e deixar esfriar. Coar e tomar a seguir.
Apesar deste chá ser um ótimo remédio caseiro para reumatismo, sendo muito eficaz no alívio da dor e da inflamação, ele não deve ser utilizado de forma exclusiva e por isso o paciente deve continuar tomando os remédios receitados pelo médico e fazendo fisioterapia.
Conclusão
Vimos que a Reumatologia é uma área do conhecimento médico que atua nos cuidados e tratamentos das doenças que atingem os tecidos conjuntivos incluindo as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos que muitas vezes são chamadas de doenças reumáticas.
O Reumatologista é o profissional que cuida das doenças reumáticas fazendo o diagnóstico correto de qual doença pode estar atingindo um paciente e lhe recomendando os melhores remédios e tratamentos. É ele que fornece as informações necessárias sobre a doença, o tratamento e mostra ao paciente e aos seus familiares como conviver com a doença.
Na Reumatologia, um grande número diferentes de doenças podem ser tratadas, elas têm em comum o comprometimento do sistema músculo – esquelético com causas e consequências bastante diferentes. Por isso é necessário que ao começar a sentir os sintomas característicos, um médico seja consultado para identificar a doença de cada paciente e fazer o tratamento correto.
As doenças reumáticas podem ser crônicas e se não tratadas e acompanhadas de perto, podem prejudicar o dia a dia de alguns pacientes seja na vida social ou profissional. Por isso a importância de procurar um reumatologista.
Se você conhece alguém com os sintomas de alguma doença reumática e que precise de um médico rapidamente, agende sua consulta aqui.
Aproveite as nossas dicas para identificar possíveis doenças e se prevenir. E lembre-se de sempre procurar um médico para fazer um tratamento adequado para a sua saúde. Se quiser conhecer outras dicas de prevenção e cuidados leia esses textos.
- Novembro Azul. O que é, como surgiu, porque é tão importante.
- Outubro Rosa. O que é, como surgiu, porque é tão importante.
- Dermatite. O que é, sintomas, causas e tratamentos
Esse conteúdo ajudou você a conhecer um pouco mais sobre reumatologia e doenças reumáticas? Então compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam sobre a campanha e para que isso ajude na prevenção do câncer de próstata e outras doenças!
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário