Depois do almoço ou após ingerir alguma bebida, você sentiu que algo não caiu bem e subiu para “boca do estômago”? Esse sintoma pode indicar o refluxo gastroesofágico, apesar desse nome complicado, a doença acomete cerca de 25% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas não se preocupe, reunimos algumas informações úteis, para você conhecer melhor esse problema estomacal.
Conhecendo melhor o refluxo:
Apesar de comum, o sintoma às vezes pode ser difícil de explicar, mas o que acontece é simples: o problema é caracterizado pelo retorno de alimentos e líquidos ingeridos que estão no estômago, porém retornam para o esôfago.
O esôfago é responsável por conduzir os alimentos da garganta até nosso estômago, quando o refluxo acontece o ácido estomacal retorna junto com os alimentos e bebidas, por isso sentimos um desconforto, bem típico.
Em recém nascidos, o refluxo é natural, já que eles ainda não possuem o sistema digestivo totalmente desenvolvido. Nesse caso, se espera uma melhora do sintoma com o passar dos anos. Em adultos, o quadro pode acontecer de forma esporádica, quando é algo corriqueiro, é necessário procurar avaliação médica.
Quais são os sintomas mais comuns do refluxo?
Lembre-se, cada pessoa pode apresentar sintomas diferentes, por isso, é sempre necessário procurar ajuda médica. Mas vamos apresentar sintomas bem clássicos do refluxo.
Os mais comuns são: azia e queimação, eles ocorrem porque o esôfago não possui as mesmas paredes de proteção do estômago e quando o ácido estomacal sobe, ele acaba agredindo o órgão.
Sem o tratamento correto, o refluxo gastresofágico pode lesionar as paredes do esôfago, além, de trazer complicações graves, como: câncer.
Procure um especialista, assim que perceber o refluxo constantemente, já que seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças.
Hábitos que contribuem para o refluxo
Alguns alimentos e até hábitos na hora de comer podem contribuir para o esse sintoma, veja os mais comuns:
- Consumo excessivo de café, refrigerantes e chás
- Ingestão de líquidos antes de deitar
- Mastigação rápida e incorreta
- Ingestão excessiva de alimentos ultra processados e gordurosos
Os tratamentos para refluxo gástrico dependem de sua causa, mas ajustes na dieta muitas vezes já conseguem diminuir os sintomas.
Aqui na Cia. da Consulta temos médicos especializados que vão te ajudar a entender melhor o refluxo e principalmente, como o tratar de maneira correta.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário