Conheça tudo que precisa saber sobre a síndrome de Asperger
Você conhece a Síndrome de Asperger? Esta condição é um Transtorno do Espectro Autista (TEA) e possui um conjunto de características próprias. De acordo com dados publicados no jornal El País, cerca de 1% da população mundial possui algum nível de Transtorno do Espectro Autista. Só no Brasil, calcula-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas autistas.
Se você quiser aprender mais sobre esta síndrome, compreender como as pessoas com Asperger enxergam o mundo e sinais que podem apontar a condição, continue por aqui que vamos te contar tudo. Nós precisamos conhecer para compreender, então vamos lá?
O que é Síndrome de Asperger?
Esta síndrome é um transtorno neurobiológico que está contemplada nos transtornos globais de desenvolvimento. Por muito tempo, a síndrome de Asperger foi considerada como uma condição própria, no entanto, ela tem muitas similaridades com o autismo. Hoje, ambas se enquadram no termo médico global Transtorno do Espectro Autista.
Algumas pessoas veem a Síndrome as Asperger como uma forma mais moderada do autismo, no entanto, ela continua tendo características marcantes. Pessoas com esta condição, por exemplo, tendem a ter inteligência média ou acima da média, embora possam ter dificuldades de aprendizagem.
Como uma pessoa com Asperger enxerga o mundo?
Cada pessoa irá ver, sentir e interagir com o mundo de uma forma única. No entanto, geralmente, pessoas com a síndrome tendem a ter dificuldade de entender e participar da vida social, escolar e familiar.
Isso acontece pela sua dificuldade de se comunicar. Por serem diferentes, podem se sentir sozinhas ou incompreendidas. Somado à forma expressiva com que enxergam o mundo, não é incomum pessoas com Asperger desenvolverem ansiedade.
Sinais da Síndrome de Asperger
Os sintomas que podem indicar a síndrome podem não ser tão aparentes, por isso é necessário atenção para identificar os sinais. Mas é importante lembrar que, para fechar um diagnóstico, a pessoa deve ser avaliada por um médico especialista.
Alguns dos principais sinais são:
- Pouca paciência;
- Não compreender as regras;
- Interesses intensos e focados;
- Dificuldade para se comunicar;
- Hipersensibilidade a estímulos;
- Preferência por padrões e rotinas fixas;
- Dificuldade para se relacionar com outras pessoas;
- Desenvolvimento de habilidades e talentos muito específicos;
- Nenhum atraso na linguagem, desenvolvimento ou inteligência.
Diagnóstico
Como a síndrome de Asperger não apresenta evidências físicas, muitas pessoas tendem a julgar antes de conhecer mais. O preconceito pode ser um passo difícil para a socialização e para o diagnóstico. Por isso, caso você seja responsável por alguma criança, fique muito atento aos sinais. Um diagnóstico precoce pode melhorar muito a qualidade de vida de quem possui Asperger.
O diagnóstico desta condição é feita normalmente por um time multidisciplinar de médicos que avalia cada caso. Em geral, ele é composto por um fonoaudiólogo, um pediatra, um psiquiatra e psicólogo. E não se engane, esta síndrome pode ser diagnosticada em qualquer fase da vida, viu?
Agora você já pode dizer que conhece a síndrome de Asperger, viu só? São muitas nuances e cada pessoa será sempre singular. Por isso, tenha em mente tudo que leu aqui e esteja de mente aberta para compreender melhor a vivência de cada um. O caminho para uma saúde mais inclusiva é o conhecimento e a empatia. Podemos contar com você nessa? Não deixe de compartilhar com todo mundo que você conhece.
Gostou deste artigo? Experimente ler também: Atividades educativas para crianças e Por que a terapia ocupacional é um tratamento importante para autismo?.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário