Esclareça de uma vez por todas as principais dúvidas sobre a hipertensão


Você sabia que, segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão afeta um a cada quatro brasileiros em idade adulta? Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma condição silenciosa que afeta pessoas em todas as fases da vida e de todas as classes sociais. Essa doença é muito mais comum e está muito mais presente no dia a dia dos brasileiros do que gostaríamos. Por isso, dedicamos este artigo para esclarecer a você as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá? Boa leitura!

Leia também o nosso Guia completo sobre Pressão Alta [Hipertensão]: Sintomas, Causas e Tratamentos.

A maneira mais comum de medir a pressão é com o uso de aparelhos manuais ou automáticos.

O que é hipertensão arterial (pressão alta)?

A hipertensão arterial é uma doença crônica que está relacionada com a força que o sangue faz na parede das artérias para conseguir circular por todo o corpo. A pressão alta acontece quando os valores da pressão máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Ou seja, isso faz com que o coração acabe exercendo um esforço maior que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo. Como consequência, a hipertensão pode provocar dilatação no coração e danificar as artérias.

1 – Retirar o sal da comida já evita o aumento da pressão arterial?

O sal que colocamos na hora do preparo da comida é somente um dos fatores de risco para a pressão alta. Temos que ficar de olho também no sódio que já vem em outros alimentos, principalmente os industrializados, como comidas congeladas, massas instantâneas e temperos prontos. 

2- Ficar estressado aumenta a sua pressão arterial?

Sim, o estresse pode aumentar a sua pressão arterial já que ele estimula diretamente o sistema nervoso. Dependendo da intensidade, o estresse pode até mesmo ocasionar redução da circulação sanguínea nas coronárias e instabilidade elétrica no coração, provocando arritmias cardíacas e infarto. Por isso, é preciso ter muita cautela e respirar fundo nos momentos de maior estresse para não se deixar levar, viu?

3- Qual a principal causa da hipertensão?

Na grande maioria dos casos, cerca de 90%, a hipertensão arterial é causada por herança genética dos pais. Em outros casos, ela pode ser ocasionada por distúrbios da tireoide ou em outras glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. E, há ainda fatores de risco que podem influenciar os níveis de pressão arterial, como:

  • Obesidade;
  • Idade;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Sedentarismo.

4 – O álcool prejudica mesmo o controle da hipertensão?

Sim e está relacionado à quantidade de álcool ingerida. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial e pode estar associada a maior risco de complicações com doenças cardíacas. É importante ter um consumo moderado e sem grande frequência destas bebidas, o recomendado seria de uma dose para mulheres e duas para homens, considerando como dose uma garrafa pequena (long neck) ou lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de 50 ml de bebida destilada.

5 – É verdade que a pressão alta não apresenta sintomas?

É verdade! Na maioria das vezes, a hipertensão não apresenta sintomas claros, o que acaba dificultando o diagnóstico da doença e, consequentemente, o tratamento. Em alguns casos raros, ela pode causar dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito e palpitações. 

6 – Se tenho pressão alta, quais outras doenças corro risco de ter?

Quando se tem hipertensão arterial, existem alguns fatores de risco que temos que ficar de olho. Ou seja, com a pressão alta de forma permanente, acima de 14×9 mmHg, alguns órgãos podem acabar sendo prejudicados. Alguns deles são o coração, causando infarto do miocárdio, o cérebro, ocasionando derrame e os rins, com riscos de insuficiência. Mas, lembre-se que há tratamentos para prevenir que a doença se agrave, então nada de se desesperar, viu?

7 – Se minha pressão está boa, posso parar meu medicamento?

Não, de forma alguma. Além de ser contra indicado parar qualquer medicamento sem a orientação do seu médico, a hipertensão arterial é uma condição delicada e que deve ser tratada com atenção, pois ela não apresenta sintomas, lembra? Não se esqueça que hipertensão é uma doença crônica e que complicações podem ser prevenidas com o uso de remédios e mudanças no seu estilo de vida.

8- Qual a quantidade de sal que devo consumir por dia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir no máximo 5 gramas (uma colher de chá) de sal diariamente. Entretanto, as pesquisas apontam que os brasileiros ingerem mais que o dobro disso, cerca de 12 gramas por dia. E fique atento, essa quantidade se refere ao total de sal que nosso organismo deve ingerir, não somente ao sal que colocamos na hora de cozinhar. Ou seja, inclui todo sódio que já está presente nos alimentos que preparamos, viu?

Gostou deste artigo? Experimente ler também: Hábitos para manter a saúde do coração em dia

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta