Confira as 6 principais causas para ouvidos entupidos e o que fazer em cada caso
A sensação de estar com os ouvidos entupidos ou tampados é muito incômoda, não é mesmo? Imagine que, como um dos nossos principais sentidos, a audição é extremamente importante para nos comunicarmos e para nossa qualidade de vida. Por isso, é essencial levar à sério qualquer alteração que apareça, especialmente se acompanhado de coceira, dor, febre e tonturas.
No que diz respeito à saúde dos ouvidos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que até 2050 uma em cada quatro pessoas terão problemas auditivos. O estudo também afirma que cerca de 60% destas perdas auditivas podem ser evitadas com prevenção e tratamentos precoces ligados à surdez, como vacinação em crianças e consultas periódicas no otorrinolaringologista.
Confira agora quais são os motivos mais comuns para ouvidos entupidos e como lidar com eles.
6 causas para ouvidos entupidos
1 – Acúmulo de cera
A cera é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, mas que pode ser uma das principais causas daquela sensação de entupimento, ou seja, bloqueio da entrada de sons nos ouvidos.
Você pode se surpreender, mas a origem deste acúmulo geralmente é o uso de hastes flexíveis (cotonetes) na limpeza dos ouvidos. Isso mesmo e sabe por quê? Quando usadas nos ouvidos, as hastes acabam empurrando a cera para uma área mais profunda do ouvido, criando uma espécie de tampão que dificulta a entrada do som.
Quando isso acontece o recomendado é consultar com um otorrino para fazer a limpeza adequada deste excesso de cera. O tratamento nestes casos deve ser sempre com orientação médica para não correr o risco de prejudicar sua audição, combinado?
2 – Labirintite
Esta pode ser uma das causas do ouvido entupido, principalmente quando associada a outros sintomas como tonturas e zumbido nos ouvidos. A labirintite é uma doença que não possui cura, no entanto, existem tratamentos e medicamentos que podem aliviar bastante os sintomas e melhorar as crises desta condição.
Por isso, quem possui labirintite deve fazer um acompanhamento com um otorrinolaringologista para entender a gravidade do problema e adequar o tratamento conforme o seu caso.
3 – Água nos ouvidos
Os ouvidos entupidos podem ser por conta da entrada de água no canal. Isso pode acontecer durante um banho de mar ou piscina, por exemplo. Para estes casos, a solução pode ser simples como inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido fazendo movimentos em direção ao ombro ou até mesmo deitar-se com a orelha para baixo com uma ponta da toalha no ouvido.
Agora, caso essa sensação perdure por mais de dois dias, você deve procurar um médico otorrino para fazer uma avaliação e seguir o tratamento recomendado.
4 – Infecção nos ouvidos
Conhecida como otite, a infecção de ouvido causa uma inflamação e dilatação do canal auditivo, dificultando qualquer passagem de som. Em geral, esta causa de ouvidos entupidos vem acompanha de outros sintomas como febre baixa, vermelhidão e coceira na orelha.
Para tratar este tipo de infecção, o melhor é buscar ajuda de um médico especialista. O otorrino receitará o melhor tratamento que poderá ser com anti-inflamatório, em geral, em spray, ou um antibiótico, dependendo do caso.
5 – Bruxismo
Sim, este problema odontológico pode ser responsável pelos seus ouvidos entupidos. O que acontece é que o ranger dos dentes e os movimentos incorretos da mandíbula podem ocasionar contrações que levam à sensação de ouvido entupido.
Se você suspeita que tenha bruxismo, o indicado é procurar a ajuda de um dentista e\ou otorrino. Eles vão indicar um tratamento que possa solucionar o problema e melhorar seu bem-estar.
6 – Síndrome de Ménière
Uma das causas mais raras, a síndrome de Méniére não possui cura e parece afetar mais as pessoas entre a faixa de 20 a 50 anos. Além dos ouvidos entupidos, alguns dos sintomas desta síndrome são perda de audição, zumbido constante e tonturas.
Após o diagnóstico por um otorrinolaringologista, esta condição pode ser tratada para aliviar os sintomas, diminuindo a sensação de ouvidos entupidos e proporcional mais qualidade de vida.
Você provavelmente não sabia que poderiam existir tantas causas para ouvidos entupidos, né? A saúde auditiva é um pouco mais complicada que imaginamos, mas com alguns cuidados é possível prevenir diversas doenças. Se você identificou algum dos sintomas que falamos aqui, procure um otorrino. Os médicos da Cia. da Consulta estão sempre dispostos a ajudar você a cuidar de sua saúde!
Gostou deste artigo? Experimente ler também: Sinusite: O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos e Resfriado. Sintomas, tratamento e diferença da gripe.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário