As manchas e pintas na pele são bem comuns e aposto que você deve ter alguma que te incomoda. Mas você sabia que algumas doenças em estágio inicial, apresentam manchas na pele com formatos e até mesmo coloração diferentes.
Essas alterações são sinais de algo não está bem e é uma forma do seu corpo te avisar. As manchas na pele e pintas, podem indicar algumas condições, como por exemplo: melasma, câncer de pele, rosácea e dentre outras doenças.
Mas não se preocupe, vamos te apresentar as principais causas das manchas e pintinhas na pele.
Manchas na pele com tonalidade marrom, o que pode ser?
As manchas de cor marrom são comuns na pele e podem indicar que algo não está bem, algumas delas são bem corriqueira, como é o caso da fitofotodermatose. Apesar do nome bem complicado, a condição é simples de entender, são aquelas manchas causadas pelo limão.
A fitofotodermatose é uma queimadura é provocada por uma reação química que acontece quando com o sol e que acaba lesionando a pele, mas ela costuma desaparecer com o tempo.
Outra mancha de pele bem conhecida é o melanose, em linhas gerais ela aparece por conta do excesso de sol e mudanças hormonais. Ela pode ser visualizada no dorso das mãos, colo e até nas costas. Segundo especialistas, pessoas que possuem melasma devem usar protetor solar diariamente e com fator 50.
Ainda na categoria de manchas na pele causadas por excesso de sol está o melasma, essa condição traz a hiperpigmentação da derme exposta ao sol. Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, cerca de 90% das pesssoas que possuem melasma, são do sexo feminino.
As causas do melasma ainda não são conhecidas pelos estudiosos, porém pesquisas apontam que o índice de radiação ultravioleta, condições hormonais, gravidez e até problemas com tireóide, podem causar o aparecimento dessas manchas.
As manchas na pele causadas pelo melasma não apresentam nenhum problema para a saúde, porém podem causar desconforto estético. Tratamentos adequados podem suavizar as manchas, mas para isso é necessário procurar um dermato.
Pintas de coloração preta e escura
As pintinhas de pretas são bem conhecidas e possuem um nome um pouquinho complicado: nevo. Elas podem aparecer em qualquer região do corpo e em sua maioria são benignas, não aumentam de tamanho, cor ou formato.
Apesar de inocentes as pintinhas pretas podem gerar incômodo estético e quando isso ocorre, é necessário procurar ajuda médica para identificar se elas podem ser clareadas ou até mesmo, retiradas.
Mas lembre-se em caso de dúvidas sempre consulte um profissional da saúde.
Manchas na pele, quando elas podem indicar algo?
Pintas e manchas que eram de uma cor e mudaram a tonalidade, manchas que aumentam de tamanho ou formato, ou manchas com bordas irregulares, merecem atenção Quando você perceber essas modificações é necessário procurar um dermatologista para que o profissional faça uma avaliação.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, nosso país registra cerca de 180 mil novos casos de câncer na pele por ano, porém apenas 3% dos casos são melanoma, um tipo agressivo de câncer.
Algumas lesões cancerígenas na pele são semelhantes às pintas e manchas e para facilitar seu diagnósticos, alguns médicos usam a regra ABCDE:
- A – assimetria da mancha ou pinta é analisada
- B – bordas irregulares
- C – como é a coloração da mancha ou pinta
- D – Diâmetro, o tamanho aumentou?
- E – evolução da lesão
Como visto, manchas e pintas em alguns casos, são benignas, porém quando seu aspecto apresenta alguma mudança é hora de procurar ajuda dos médicos Cia. da Consulta.
Os dermatologista são especialistas em detectar doenças na pele e por isso não deixe de os consultar assim que notar algo diferente no aspecto daquela manchinha ou pintinha que surgiu.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário