Você conhece as formas de prevenção da Hepatite C? Ela tem cura? Veja isso e muito mais aqui. 


Você sabia que a Hepatite C é considerada o tipo mais grave de hepatite viral? A explicação para isto pode ter a ver com diferentes razões. Uma delas é o fato de não haver vacina para esse tipo de hepatite. Outro ponto importante é que a Hepatite C quando não diagnosticada e tratada quanto antes, pode desenvolver quadros mais graves como cirrose e câncer de fígado. 

Aqui no Brasil, estima-se que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e destes, cerca de 1,5 milhão sejam portadores da Hepatite C. Conforme o Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2018 foram registrados 74 864 óbitos por hepatite no país e 76% destas mortes foram casos apenas de Hepatite C

Ou seja, essa é uma situação que devemos ficar muito atentos. Mas a boa notícia é que com o tratamento correto e um diagnóstico precoce, existe cura para essa doença em quase 100% dos casos. Agora venha entender mais sobre como é a transmissão, prevenção e diagnóstico!

Hepatite C

Transmissão

Tido como uma epidemia mundial, a Hepatite C, é uma doença infecciosa e inflamatória causada pelo vírus HCV e a sua principal forma de transmissão é o compartilhamento de agulhas, lâminas de barbear, alicates e outros objetos cortantes. Além disso, a transmissão pode acontecer através de relações sexuais sem proteção e de mãe para filho, em casos mais raros. 

Sintomas

Em cerca de 80% dos casos, as pessoas não apresentam nenhum sintoma de Hepatite C. A solução então é a testagem espontânea, já que essa doença tem cura e quanto antes for descoberta, melhor o prognóstico para o tratamento. 

Nos raros casos em que aparecem, os sintomas costumam ser cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção

Para se prevenir contra a Hepatite C, não existe uma vacina, mas existem algumas atitudes que importantes:

  • Não compartilhar objetos que possam ter entrado em contato com sangue (agulhas, alicates, escova de dente, pinças etc.);
  • Usar preservativo nas relações sexuais;
  • Não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas;
  • Durante a gravidez, realizar os exames e o pré-natal para evitar transmissão de mãe para filho.

Diagnóstico

Na maioria dos casos, a Hepatite C é diagnosticada apenas na sua fase crônica. Geralmente, ocorre após um teste rápido ou por conta de uma doação de sangue. Para dar a confirmação do diagnóstico positivo, é necessário fazer um exame verificando a carga viral ativa do vírus e após, seguir o tratamento recomendado pelo médico hepatologista e gastroenterologista que estiver cuidado do seu caso. 

Você identificou alguma semelhança com os sintomas que contamos aqui? Não se preocupe, nós estamos aqui para cuidar da sua saúde. Aqui na Cia da Consulta você ganha desconto de 10% para fazer os testes de Hepatite C*. Com um diagnóstico precoce, as chances de cura são altas. Então já sabe, quanto antes você cuidar de você, melhor será para a sua saúde sempre!

Gostou deste artigo? Experimente ler também: O que é Hepatite B? Veja como é a transmissão, sintomas e diagnóstico e Hepatite: Sintomas, Tratamento e Causas (Guia de A a Z).

* O desconto é válido até 31/07/2021.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta