Você sabe as formas de transmissão da Hepatite A? Entenda tudo aqui e saiba como se prevenir


O que você sabe sobre as hepatites virais? Bom, o mês de Julho é uma importante data para o combate às Hepatites Virais e a busca por mais conscientização. Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre uma delas, a Hepatite A, formas de transmissão, seus sintomas, formas de prevenção e diagnóstico. 

A hepatite viral é um problema sério de saúde pública no Brasil e no mundo que pode ou não apresentar sintomas na população. É essencial sabermos como nos protegermos, como identificar qualquer sintoma e quando é hora de buscar um tratamento especializado. Vem descobrir tudo aqui!

O que são hepatites virais?

As hepatites tratam-se de processos inflamatórios que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves no órgão. Essa doença pode ser causada por um vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os casos de hepatite causados por vírus são as chamadas hepatites virais.

Normalmente, essas hepatites são doenças silenciosas que nem sempre chegam a apresentar sintomas claros, mas quando apresentam, eles podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas.

Quais são os tipos de hepatites virais?

As hepatites virais podem ser categorizadas entre os tipos A, B, C, D e E, sendo que os três primeiros são mais comuns no Brasil. Abaixo, vamos detalhar a transmissão, sintomas, prevenção e diagnóstico do primeiro tipo deles. 

Hepatite A

Transmissão

A Hepatite A é chamada de hepatite infecciosa, tem como agente o vírus VHA e sua transmissão é conhecida como fecal-oral, quando ocorre por meio do contato com pessoas portadoras da doença e pela água ou alimentos que estejam contaminados por esse microrganismo. Esse tipo de transmissão é conhecido como fecal-oral, pois a água e os alimentos são infectados por conta da falta de tratamento de esgoto.

Sintomas

Os sinais não costumam surgir em todos os casos, porém, quando surgem, costumam aparecer 15 dias após a infecção. Nestes casos, os pacientes podem apresentar cansaço, febre, enjoo, tontura, dor abdominal, alteração na coloração da urina e das fezes e aspecto amarelado na pele.

Prevenção

No caso da Hepatite A, a melhor forma de prevenção é melhorar as condições de higiene e saneamento básico, tais como:

  • Lavar bem as mãos (principalmente após o uso do sanitário, a troca de fraldas e antes do preparo de alimentos);
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tais como a desinfecção de objetos, bancadas e chão, utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária;
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de locais onde haja esgoto;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios;
  • Usar preservativos e higienizar as mãos, genitália, períneo e região anal antes e depois das relações sexuais.

Além disso, existe uma vacina contra o vírus da Hepatite A, que faz parte do calendário de vacinação infantil e também está disponível para casos especiais, como o de receptores de transplante de medula óssea ou portadores de doenças crônicas.

Diagnóstico

O diagnóstico da Hepatite A é feito através de exame de sangue, no qual se busca por anticorpos anti-HAV IgM (infecção inicial), que podem permanecer detectáveis por cerca de seis meses. Após um resultado positivo, o médico especialista que irá indicar o tratamento mais indicado conforme a saúde do paciente. Em quase 100% dos casos, essa doença, é totalmente curável quando o portador segue corretamente as recomendações médicas.

Você identificou semelhança com algum dos sintomas acima? Nós te ajudamos a cuidar da sua saúde. Aqui na Cia da Consulta você ganha desconto de 10% para fazer os testes de Hepatite A* e ter um diagnóstico precoce. Quanto antes você cuidar de você, melhor será a sua recuperação, viu? 

Gostou deste artigo? Experimente ler também: Intoxicação alimentar. Guia completo dos sintomas, causas e tratamentos e DST: Tudo o que você precisa saber para se prevenir.

* O desconto é válido até 31/07/2021.

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta