Amplamente conhecida a dor de cabeça atinge cerca de 90% da população global, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. De acordo com especialista todos vamos ter a dor de cabeça em algum momento da vida.
Considerada como uma das queixas mais frequentes em consultórios médicos, a dor de cabeça ou cefaleia é mais comum em mulheres e pode ter um impacto na qualidade de vida. Apesar disso, esse sintoma muitas vezes é subdiagnosticado e tratado de maneira incorreta.
Por ser uma dor “comum” muitos acabam exagerando na automedicação e camuflando os sintomas que envolvem as dores de cabeça.
Você sabe, quais são as diferenças entre uma dor de cabeça comum e a enxaqueca? Para entender melhor a dor de cabeça, os especialistas a separam em dois grupos, sendo eles:
1 – Cefaleia primária: quando a dor em si é o principal problema e não está relacionada a outras doenças.
2 – Cefaleia secundária: são as dores de cabeça causadas por algumas doenças, como: gripe, meningite, covid-19, sinusite, dentre outras.
Dor de cabeça e enxaqueca são a mesma coisa?
Apesar de serem parecidas as duas possuem algumas características diferentes, as dores de cabeça “normais” tem intensidade leve e moderada e atingem a cabeça como um todo.
As cefaleias tensionais, dão uma sensação de “pressão” no crânio e o repouso é indicado para aliviar a essa tensão.
Quais são os sinais de enxaqueca?
A enxaqueca possui características que a diferencia de outros tipos de dores de cabeça, como por exemplo:
- Intensidade moderada ou alta
- Dor que acomete apenas um lado da cabeça, geralmente atingindo a têmpora e testa
- Dor pulsante
- Sensibilidade a luz e sons
- Pode ocorrer enjoos e perda do apetite
- Sensação de vertigem
- Sonolência e irritação
- Queda na concentração e compulsão por doces
As enxaquecas são alterações cerebrais bioquímicas e que atingem 1 em cada 10 pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas alterações no cérebro o deixam mais sensível e suscetível. Os “gatilhos” são responsáveis por desencadear as crises e são eles:
- Estresse
- Alteração hormonal
- Alterações no sono
- Consumo excessivo de álcool
Os gatilhos podem variar de pessoa para pessoa e o ideal é que você perceba quais atitudes ou hábitos cotidianos provocam as crises de enxaqueca.
Quando é necessário procurar ajuda médica?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia – SBCefaleia ter 3 episódios de dor de cabeça em um único mês e ter utilizado analgésico em todos é um sinal de que algo não está bem, por isso, é necessário procurar a ajuda de um neurologista ou um clínico geral para indicar qual o melhor tratamento para você.
Na maioria dos casos de cefaleia tensional ou enxaqueca exames de imagem não são necessários, já que a avaliação clínica, realizada pelo médico consegue identificar esse problema.
O uso descontrolado de remédios para dores é um dos fatores que podem contribuir para aumentar a intensidade da cefaleia, por isso, quando perceber que a dor de cabeça está mais frequente, procure ajuda.
Como são os tratamentos para dores de cabeça?
O tratamento difere para cada tipo de cefaleia, no caso de enxaqueca o tratamento é preventivo ou seja o objetivo, é reduzir as crises. Além de remédios específicos para enxaqueca, é possível também modificar alguns hábitos no dia-a-dia.
A dieta tem um papel importante para prevenir as crises, alguns alimentos à base de cafeína podem ser gatilhos. Converse com seu médico e veja qual é a melhor dieta para o seu caso, no geral a cafeína é retirada da dieta aos poucos.
Alimentos embutidos, como presunto, peitos de peru, linguiças e salsichas são ricos em nitrito, uma substância que consegue influenciar o sistema nervoso e causar crises de enxaqueca.
Lembre-se, quando perceber que sua dor de cabeça ocorre de forma frequente, não deixe de procurar ajuda médica. Apesar de ser corriqueira, ela pode indicar que algo no seu corpo não está bem. Os médicos Cia. da Consulta estão aqui para te ajudar a ganhar qualidade de vida.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário