Descubra quais alimentos mais causam alergia, principais sintomas e diagnóstico
Quando comemos algo e temos uma reação inesperada, além de ser uma experiência bem ruim, pode ser perigoso. Por isso, devemos ficar sempre atentos a qualquer alergia alimentar e suas possíveis reações.
As alergias alimentares atingem cerca de 10% da população e existem casos mais leves e alguns que podem ser mais graves. Aqui queremos contar tudo que você precisa saber sobre o assunto: os principais alimentos que causam alergias, os sintomas, a diferença de alergia e intolerância e como é o diagnóstico. Está pronto? Boa leitura!
Quais alimentos causam mais alergia alimentar?
Uma reação alérgica pode surgir de algum alimento ou elemento presente no alimento. Embora alguns casos tenham mais recorrência em crianças ou pessoas com história alérgico familiar, pode acontecer com qualquer um de nós, em qualquer fase da vida.
Apesar da alergia alimentar poder surgir de qualquer alimento, existem alguns que são mais comuns de causarem este tipo de alergia. Veja a lista com os 8 principais alimentos que causam alergias:
1 – Ovos
Mais comum em crianças, os sintomas incluem urticária (vergões vermelhos na pele), congestão nasal, vômito e outros problemas digestivos.
2 – Leite
Os sintomas podem ser leves ou graves, variando muito de caso para caso. Entre os sinais mais comuns estão: erupção cutânea, coceira na boca, inchaço na boca, dificuldade em respirar e vômito, entre outros.
3 – Glúten
Essa é uma reação alérgica à proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, conhecida também como doença celíaca. Os sintomas podem incluir inchaço abdominal, náusea e vômito, gases, constipação e diarreia.
4 – Amendoim
Este é um dos alimentos que mais causa os ataques alérgicos graves. Os sintomas são: rinite, reações na pele, formigamento na boca e garganta, problemas digestivos e até anafilaxia.
5 – Soja
A alergia a soja pode ser bem complicada de evitar e requer bastante atenção, pois muitos alimentos processados contém soja ou traços dela na sua composição. Nestes casos, quando não é possível evitar o contato, os sintomas comuns são: coceira na boca, pele vermelha, dor abdominal e inchaço.
6 – Peixe
Uma coisa curiosa sobre esta alergia é que quem é alérgico a um tipo de peixe não é necessariamente alérgico a todos eles, sabia? Ou mesmo desenvolverá alergia a frutos-do-mar, por exemplo. Em geral, os sintomas costumam ser leves com vômitos e diarreia, mas alguns casos extremos podem levar a anafilaxia.
7 – Frutos-do-mar
Conhecidos também como mariscos (crustáceos e moluscos), eles podem causar reações alérgicas bem diversas como pele azulina ou palidez, dificuldade para engolir, diarreia, vômitos, coceira no corpo e pulso fraco.
8 – Frutas secas
Entre as frutas secas que mais causam alergias estão as amêndoas, avelãs, nozes, castanha-do-pará e de caju. Já os sintomas mais comuns para esta alergia são: náuseas, vômitos, dificuldade para engolir, coceira na pele e congestão nasal.
Se você leu até aqui e suspeitou que possa ter alguma alergia, mas não tem certeza. Consulte um de nossos alergistas especialistas no assunto e descubra como se cuidar melhor!
Sintomas de alergias alimentares
Como saber se o que você está tendo é uma reação alérgica a algum alimento? Fique atento aos sintomas e, se você se desconfiar que tem alguma alergia, não deixe de procurar um médico para confirmar o diagnóstico, viu?
- Coceira e vermelhidão na pele;
- Inchaço nos lábios, língua, orelhas ou olhos;
- Nariz entupido e escorrendo;
- Dor abdominal e excesso de gases;
- Diarreia ou prisão de ventre.
Alergia X Intolerância
O que é?
Enquanto na alergia alimentar o seu corpo reage ao alimento como se ele fosse um agente agressor ao organismo. Nos casos de intolerância alimentar, o organismo tem dificuldade em digerir algum alimento ou nutriente.
Sintomas
Como mencionamos acima, dentre os sintomas de alergia alimentar podem estar urticária e vermelhidão na pele, coceira intensa, dificuldade para respirar, inchaço no rosto ou língua.
Já entre os sintomas mais comuns na intolerância alimentar estão dores no estômago, inchaço na barriga, excesso de gases intestinais e sensação de queimação na garganta.
Diagnóstico
Alergia alimentar
Para se ter um diagnóstico confirmado de alergia alimentar pode ser feito exame de sangue para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsáveis pela alergia). Além disso, existe também a possibilidade de realizar exames de alergia na pele, no quais são observados os sintomas depois de 24 a 48 horas.
Intolerância alimentar:
Já nos casos de intolerância, para ter um diagnóstico, o médico pode pedir testes de sangue e fezes, assim como variações na sua alimentação.
Agora você já sabe muito mais sobre alergias alimentares e a diferença entre alergia e intolerância. Caso desconfie que pode ter alguma destas duas condições, não hesite em agendar a sua consulta com um especialista. Um diagnóstico correto pode melhorar muito sua qualidade de vida. Estamos aqui para cuidar de você!
Gostou deste artigo? Experimente ler também: Sinusite: O que é, Sintomas, Causas e Tratamentos e Rinite. Causas, sintomas e tratamento (Guia Completo).
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário