É fato ou é fake? Neste Junho Vermelho, conheça os principais tabus e a importância da sua doação de sangue
A doação de sangue voluntária é um ato de solidariedade e de amor que salva vidas. Mas acontece que muitas vezes, a doação ainda deixa de ser feita por falta de informação, por medo ou por tabus que estão há muito enraizados na nossa cultura.
Segundo os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue, sendo que o número ideal para o tamanho da nossa população seria entre 3% a 5%. Historicamente no Brasil, o mês de junho é o período de maior escassez nos estoques dos hemocentros e, por isso, foi criada a campanha de Junho Vermelho, para conscientizar e incentivar a doação de sangue espontânea.
Qual a importância da doação de sangue?
A doação de sangue solidária que chamamos é a doação feita nos hemocentros de forma voluntária sem um direcionamento para um paciente específico. Esse tipo de doação serve para manter o estoque de banco de sangue e a cada doação feita, você pode salvar a vida de até quatro pessoas. Esse sangue será usado para salvar a vida de pessoas que precisam se submeter a tratamentos e intervenções médicas complexas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. O ideal é que cada pessoa faça sua doação pelo menos duas vezes ao ano.
Perguntas frequentes: Fato ou Fake?
1 – Doar sangue é seguro?
2 – Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre?
3- Meu organismo irá repor o sangue doado?
4 – Hiper ou hipotireoidismo impedem a doação?
5- É necessário estar em jejum para doar sangue?
6- Quem doa sangue tem atestado médico?
7- Não pode doar sangue quando está menstruada?
8- Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
9- Pessoas que fazem parte da comunidade LGBT+ podem doar?
Como é feita a doação de sangue e quem pode doar?
Mesmo sabendo da importância, algumas pessoas ainda sentem medo de doar sangue por não saberem como é o processo, por exemplo. A doação de sangue é feita de forma completamente segura e, no período de pandemia, todos locais de coleta estão seguindo protocolos ainda mais rígidos com agendamento para evitar qualquer risco aos doadores. Todos os materiais usados são esterilizados, descartáveis e a equipe que faz a coleta é qualificada pelos hemocentros e hospitais.
A cada doação são arrecadados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas. Ficou com vontade de ser um doador? Então fique atento, existe um intervalo recomendado que deve ser respeitado:
- Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano.
- Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações ao ano.
Requisitos para doadores
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).
Principais impedimentos temporários:
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sombrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses.
- Vacina contra gripe: por 48 horas.
- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
Contágio: doadores que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
Contato: doadores que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.
Vacina: pessoas que foram vacinados contra Covid-19 podem doar:
48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);
7 dias após cada dose (vacina Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz);
7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec).
Principais impedimentos definitivos:
- Hepatite viral após os 11 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.
- Mal de Parkinson.
Lembrando que outros critérios que possam impedir a doação serão verificados caso a caso na entrevista de triagem.
Agora que você entende um pouco mais sobre a importância e como funciona a doação de sangue, que tal se juntar a essa causa solidária? Se você entra nos requisitos que contamos aqui para ser um doador solidário, convidamos você a fazer parte da #DoaçãoSolidáriaDaCia e ir até um de nossos hemocentros parceiros fazer a sua doação.
E tem mais, os doadores de sangue voluntários ganham 10% de desconto* em exames de análises clínicas aqui na Cia da Consulta. Vamos construir essa corrente do bem juntos?
* O desconto será oferecido mediante a apresentação do atestado de doação de sangue feito no mês de junho de 2021. O período de validade é de 30 dias após a data do atestado.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário