Os testes para Covid-19 estão cada dia mais populares e são fundamentais para o controle da pandemia. Mas você conhece todos os tipos que estão no mercado? Suas características e diferenças devem ser levadas em consideração na hora da testagem. Por isso, vamos te apresentar os testes para Covid-19 mais populares no Brasil.

RT-PCR

Enquanto os testes rápidos detectam ferramentas imunológicas de defesa (anticorpos da classe IgM e IgG), os testes moleculares, chamados de RT-PCR (Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa), detectam o material genético do vírus.

Nos testes RT-PCR, são coletadas amostras de secreções do nariz ou garganta (vias aéreas superiores). Após feito isso, o profissional de saúde coloca o material coletado em um meio de cultura apropriado para manutenção da viabilidade celular, que é o meio utilizado para o cultivo de vírus.

A próxima etapa do procedimento ocorre no laboratório, onde o profissional fará a amplificação do material genético. Uma vez que seja possível manipular o material genético do coronavírus, o diagnóstico confirmará que o paciente foi infectado pelo vírus da Covid-19.

Ao aumentar o material genético do vírus, é possível analisar a carga viral, sendo um procedimento mais específico e sensível nos primeiros sete dias após o aparecimento dos sintomas iniciais. 

Portanto, até sete dias do aparecimento dos primeiros sintomas, o ideal é fazer o teste de PCR, afinal, o corpo ainda não produziu anticorpos. Já o diagnóstico é melhor ser feito do oitavo ao 12º dia, os quais são contados após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Sorologia

O teste sorológico, diferentemente do RT-PCR, é feito por meio da amostra de sangue do paciente exposto ao coronavírus (SARS-CoV-2), analisando a resposta imunológica do organismo em relação a esse vírus, por meio da detecção dos anticorpos IgA, IgM e IgG. 

O procedimento deve ser realizado a partir de dez dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, a produção de anticorpos ocorre dentro desse período. Para evitar um resultado falso negativo, é necessário que os pacientes realizem o teste dentro do período indicado. No caso da sorologia, é preciso um pedido médico para fazer o exame. 

Com a possibilidade do corpo ainda não ter produzido anticorpos no período em que o teste sorológico foi realizado, há a chance de se obter resultados negativos mesmo nos pacientes que obtiveram o resultado positivo para Covid-19 no diagnóstico do teste RT-PCR.

Testes rápidos

Semelhantes ao teste sorológico, os testes rápidos verificam se há a presença dos anticorpos IgM e IgG no organismo do paciente, mas não conseguem identificar o vírus em si. 

Diferentemente da sorologia, a testagem rápida pode ser realizada após sete dias do aparecimento dos primeiros sintomas (a Anvisa recomenda a testagem a partir do oitavo dia), pois, depois desse período, a carga viral começa a se estabilizar e reduzir, indicando que o organismo já começou a combater o agente infeccioso e que o corpo já tem ferramentas imunológicas ativas.

Uma das principais vantagens deste exame é a rapidez na obtenção de resultados, que leva de 10 a 30 minutos. No entanto, uma desvantagem do teste rápido para Covid-19 é que não há um alto nível de precisão, sendo muito menos específico do que o teste molecular (RT-PCR). 

Vale ressaltar que, para um resultado mais fidedigno, é indicado que sejam feitas duas metodologias: pesquisa de anticorpos (teste rápido ou sorologia) e pesquisa de material genético (teste molecular — RT-PCR).

Teste Expresso

Em um cenário de pandemia, saber se você está ou não com Covid-19 é essencial para o controle dessa doença. Por isso, recentemente foi desenvolvido um novo tipo de teste, o expresso.

Diferentemente do teste rápido, o expresso consegue identificar o vírus ativo no organismo ou seja, é possível descobrir se você está com Covid-19 e em menos de 20 minutos. 

O teste rápido está disponível aqui na Cia. da Consulta, sendo uma das maneiras de descobrir se você está infectado pelo novo coronavírus, mas para isso, é recomendado que você realize o teste expresso no terceiro ou quinto dia após sentir os primeiros sintomas

Antes desse período, a quantidade de vírus presente no organismo ainda é baixa e pode acarretar em um falso negativo. O teste consegue identificar o vírus ativo, por meio da coleta de secreção nasal.

Repetição de exames

A repetição de exames pode ser necessária por conta da possibilidade dos resultados serem falsos negativos ou falsos positivos. Isso ocorre porque, muitas vezes, os pacientes apresentam sintomas muito leves ou não esperaram a quantidade de tempo necessária para que cada teste seja realizado com êxito.

Para garantir que os resultados estejam corretos, os exames devem ser sempre avaliados por um profissional de saúde, pois somente ele poderá solicitar a repetição do teste ou a realização de outros exames.

Confiabilidade dos testes para Covid-19

O nível de confiabilidade do teste rápido para coronavírus varia de acordo com seu tipo. A Anvisa propôs 17 tipos diferentes de testagem rápida, as quais podem ser usadas no Brasil para a detecção do coronavírus quando somadas aos testes moleculares (RT-PCR). 

Porém, essa variedade de testes rápidos não garantem qualidade. Alguns testes já se mostram mais eficazes do que outros, e alguns especialistas não indicam os testes de farmácias, por exemplo.

Como o conhecimento acerca da Covid-19 ainda é muito raso e novo, os testes rápidos têm um valor limitado para realizar o diagnóstico da doença. Por esse motivo, a OMS considera o teste RT-PCR como padrão ouro, sendo os definitivos para concluir o diagnóstico dos pacientes com suspeita de coronavírus.

Contudo, os testes de anticorpos não devem ser descartados, muito pelo contrário. Com base em tudo o que foi dito anteriormente, é possível afirmar que, a partir do teste rápido, será possível compreender melhor como o sistema imunológico de pessoas infectadas respondem ao novo coronavírus

À medida que o tempo vai passando, o uso de forma ampliada desses testes de anticorpos, aliado ao acompanhamento clínico dos infectados, permitirá que a comunidade médica tenha acesso a informações mais precisas em relação à recuperação dos pacientes com Covid-19 e ao risco de infecção pela exposição ao vírus, além de auxiliar na definição de políticas públicas

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta