Apesar dos esforços para entender a covid-19 algumas aspectos dessa doenças ainda intrigam pesquisadores e médicos ao redor do mundo. Um sintoma pouco comum, mas que acomete algumas pessoas é a perda do olfato e paladar.
Embora os sintomas mais comuns sejam fraqueza, dores de cabeça, tosse e falta de ar, algumas pessoas quando infectadas, também acabam perdendo o olfato e paladar, sintomas que algumas vezes podem passar despercebidos.
Estudos preliminares já conseguiram identificar o que acontece no aparelho respiratório das pessoas infectadas e que leva a esses sintomas.
Por que algumas pessoas perdem o olfato e paladar?
Primeiro, precisamos entender como o vírus consegue penetrar as células e quais são as portas de entrada. O coronavírus consegue entrar em nosso corpo pelas vias respiratórias, nariz e boca.
O vírus da Covid-19 possui uma proteína em sua superfície responsável se infiltrar em nosso organismo e se ligar nas células. Nossas narinas são revestidas por um tecido sensível e formado por três células: neurônios olfativos, células basais e células de suporte.
A perda de olfato acontece, porque o vírus penetra essas células e acaba danificando nossos neurônios olfativos. O paladar também é afetado, já que o vírus atua da mesma maneira em nossas papilas gustativas, responsáveis por identificar os sabores dos alimentos e bebidas.
Como nosso olfato funciona?
Dentro do nariz existem neurônios que recobrem a mucosa nasal e são responsáveis por captar essências e transmitir para nosso cérebro, para então identificá-las como um cheiro que é previamente armazenado em nossa memória.
A Covid-19 é uma infecção respiratória que apresenta neurotropismo ou seja ela consegue atingir o nosso sistema nervoso, penetrando a mucosa nasal o vírus pode infligir uma série de lesões no nervo olfatório.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília – UnB, 45% dos pacientes contaminados pela Covid-19, apresentam perda de olfato e paladar. Esses sintomas, segundo a pesquisa, são mais comuns em mulheres que apresentam um quadro moderado de infecção.
Apesar de preocupante a perda do olfato e paladar é reversível em grande parte dos casos e segundo especialistas, isso acontece aos poucos e pode levar cerca de 2 meses.
Perdi o olfato e paladar. E agora?
A perda de olfato e paladar é um sintoma que atinge cerca de 43% dos infectados, mas que ainda gera mistérios em relação a recuperação.
Na grande parte dos casos, esse sintoma perdura entre 20 e 30 dias. Mas não se preocupe, procure um médico quando perceber algum problema olfativo acompanhado de febre e tosse seca.
Após o paciente se curar da Covid-19, o olfato e paladar voltam de maneira gradual. Em alguns casos pode demorar até 2 meses para que as células nervosas da narina se regenerem.
Lembre-se se tiver alguma dúvida relacionada a Covid-19, procure ajuda médica na Cia. da Consulta.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário