O novo coronavírus chegou ao Brasil em meados de março e desde então especialistas tentam entender como a Covid-19 afeta o corpo. Sabe-se que algumas pessoas podem apresentar um quadro leve, mas temos poucos estudos sobre o processo de melhora.
Reunimos as informações, necessárias para você entender: como é o processo de recuperação.
Como seu corpo combate a Covid-19?
Quando somos expostos ao vírus, o nosso corpo começa a produzir anticorpos que são responsáveis por combater as infecções causadas pela Covid-19. A medida que nosso corpo consegue vencer o “invasor”, o quadro clínico começa a melhorar.
Se tudo ocorrer bem, o sistema imunológico, conseguirá destruir todas as células do vírus em seu corpo.
Apresentei sintomas leves, quanto tempo demora para minha recuperação?
A grande parte das pessoas que têm contato com a Covid-19 desenvolvem sintomas leves, como: tosse, febre alta, dor de cabeça, cansaço e inflamação na garganta.
De maneira geral, os pacientes com sintomas leves, demoram em média 7 dias para se recuperarem. Mas segundo pesquisadores do CDC, é recomendável que a pessoa fique isolada, por até 14 dias, mesmo sem nenhum sintoma.
Tive sintomas moderados de Covid-19, como é a recuperação?
Alguns pacientes podem desenvolver um quadro moderado de Covid-19. Nesses casos, isso ocorre entre no 7º ou 10º dia após a infecção e são acompanhados por: dificuldade para respirar e febre alta.
Em uma situação como essa é preciso procurar ajuda médica, para que o profissional faça a avaliação e veja se é necessário internar o paciente.
Após a alta, nosso corpo precisa de 2 ou 3 semanas para a recuperação completa, porém, em alguns casos, a sensação de cansaço perdura por até 8 semanas.
Tive sintomas graves, como é a recuperação nesse caso?
Segundo estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, 1 em cada 20 pacientes que tiveram contato com Covid-19, vão precisar de tratamento intensivo para combater a doença.
Nos casos graves e com internação em UTI, especialistas afirmam que o período de recuperação gira em torno de 12 até 18 meses. Os pacientes que ficam na UTI (unidade de tratamento intensivo) tem uma perda considerável de massa muscular. Por isso, os músculos precisam de um tempo maior para se recuperarem.
Situação no Brasil
Apesar do alto número de casos de Covid-19 em nosso país, a taxa de pessoas recuperadas gira em torno de 80%, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O diagnóstico e o atendimento precoce, ajudam a elevar a taxa de recuperação.
Apesar desse alto índice, a doença ainda não possui uma vacina ou remédio que seja eficaz. Sendo assim, é necessário levar em consideração medidas de prevenção, como: distanciamento social e uso de máscara, quando sair de casa.
Lembre-se de procurar ajuda médica Cia. da Consulta, assim que tiver sintomas, como: febre persistente e tosse seca.
Este artigo foi útil?
Agende já sua consulta
Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!
Agendar consulta
Deixe seu comentário