Saiba tudo sobre a doença que tem como sintoma principal inchaço no rosto.  

Você começou a apresentar ou conhece alguém com um inchaço entre a orelha e o queixo? Isso pode ser caxumba. Uma infecção viral que afeta uma das glândulas produtoras de saliva. A doença também conhecida como “papeira” tem como principal sintoma esse inchaço que costuma assustar e incomodar bastante quem é atingido pelo vírus.

A caxumba pode iniciar com uma dor seguida de inchaço no queixo.

Os sintomas podem levar de 14 a 25 dias para se manifestar e a doença é mais comum em crianças e adolescentes, mas também pode surgir em adultos mesmo que sejam vacinados. É importante que ao começar a apresentar esse sintoma principal juntamente com outros, um médico seja consultado para fazer o diagnóstico correto e indicar o que fazer nesse caso.  

Não há um tratamento específico, mas ela pode ser prevenida com a vacinação.

Nesse texto você vai ficar sabendo um pouco mais sobre a caxumba, como é adquirida, seus principais sintomas,  formas de prevenção e cuidados durante a doença.

Aproveite a leitura para cuidar da sua saúde.

Aqui você também fica sabendo um pouco mais sobre TDAH uma doença que também afeta  as crianças.

O que é caxumba?

Também conhecida como “papeira” é uma doença infecciosa de caráter viral, que afeta as glândulas parótidas – uma das glândulas que atua na produção da saliva- quando estão inflamadas. Essas glândulas estão localizadas entre as orelhas e à frente delas. A caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais que também ficam próximas dos ouvidos.

Ela costuma atingir muito mais as crianças, podendo afetar uma das glândulas ou as duas. A doença não costuma causar muitas complicações, mas isso pode acontecer quando a pessoa contrai a caxumba na vida adulta.

A Caxumba tem um sintoma principal e característico que é o inchaço entre a região da orelha e queixo, que podem provocar um grande incômodo além de outros sintomas que fazem parte da doença.

Não há um tratamento específico para a Caxumba, algumas medidas e recomendações são feitas até os sintomas da doença passarem. A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação.

Caxumba é vírus?

Sim, é uma infecção viral aguda contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus.

O vírus da caxumba leva até 25 dias após o contato com o vírus para se manifestar.

O período de incubação, que ocorre do momento da contaminação pelo vírus até o surgimento dos primeiros sintomas, é de 12 a 25 dias, sendo mais comum que ocorram entre 16 e 18 dias. O vírus pode ser encontrado na urina da pessoa que contraiu a caxumba até 14 dias após o início da doença.

É importante saber que o ser humano é o único hospedeiro natural da caxumba. Isso quer dizer que a doença só pode ser contraída através do contato com outra pessoa contaminada e não pode ser contraída através de animais ou plantas, pois esses não são atingidos.

Um surto do vírus pode ocorrer caso as pessoas “não tenham recebido a vacina, não receberem o reforço a tempo ou terem seus anticorpos diminuídos ao longo do tempo até que haja uma mutação do vírus.

Como a caxumba é transmitida?

A doença pode ser transmitida de forma direta por via respiratória, quando gotículas de saliva da pessoa contaminada se espalham no ambiente através da fala, tosse ou espirro e atingem as pessoas sadias.

A Caxumba é transmitida facilmente por via respiratória.

Pode ocorrer também de forma indireta, que é menos frequente por meio de objetos e utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca, porém, é menos frequente.

Se você não tomou a vacina que protege contra a caxumba, pode contrair a doença apenas ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então ao beber algum líquido no mesmo copo que a pessoa, por exemplo.

Se a pessoa é vacinada, é difícil, mas não impossível pegar doença. Também costuma ser raro pegar caxumba duas vezes, mas pode acontecer. Se a pessoa que contraiu a doença e somente um dos lados da glândula foi infectado pela doença da primeira vez, o outro pode acabar se infectando em um segundo caso ocorra.

São consideradas protegidas contra caxumba, crianças ou pessoas que tomaram duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo superior a 30 dias.

Sintomas da caxumba

Os sintomas podem se manifestar até três meses após a contaminação pelo vírus. Algumas pessoas podem ter a doença e não apresentar qualquer tipo de sintoma, ou apresentam apenas alguns sinais mais leves da doença.

O Inchaço entre o queixo e a orelha é o principal sintoma da caxumba.

Quando os sintomas se manifestam, o primeiro e mais evidente sintoma é o inchaço das glândulas salivares e além deles outros sintomas também pode surgir como:

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles;
  • Dor muscular ao engolir;
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Fadiga e fraqueza
  • Perda de apetite
  • Dor ao mastigar e engolir

Caxumba em homens

Quando atinge o homem, pode causar algumas complicações. A mais grave é a infertilidade e isso pode acontecer quando a doença não afeta somente as glândulas parótidas, mas também as glândulas do testículo. Isto acontece porque essas glândulas são parecidas nas suas formas fisiológicas e por isso a doença pode “descer” e atingir as glândulas dos testículos.

Nos homem a caxumba pode descer, atacar os testículos e provocar infertilidade.

Quando isso ocorre, o testículo passa a ter uma inflamação chamada Orquite e ela costuma destruir o epitélio germinativo dos testículos, local onde ocorre a produção de espermatozoides, o que acaba causando infertilidade no homem.

Quando o homem adquire caxumba, alguns sintomas podem indicar a descida para os testículos, entre eles estão:

  • Presença de sangue na ejaculação e urina;
  • Testículos inchados e doloridos;
  • Nódulo nos testículos;
  • Presença de Febre;
  • Mal-estar e desconforto;
  • Excesso de suor na região dos testículos;
  • Sensação de que os testículos estão quentes.

É importante que os homens fiquem atentos aos primeiros sintomas da caxumba e procure um médico para as devidas recomendações de tratamento.

Caxumba em mulheres

Nas mulheres a caxumba pode provocar inflamação no ovário.

Nas mulheres a caxumba pode provocar inflamação nos ovários, o que pode ser chamado de Ooforite. Nesse caso as mulheres passam a apresentar alguns sintomas como dor abdominal e sangramento.

É importante que as mulheres também procurem um ginecologista ao começar a sentir os sintomas e tiverem o diagnóstico de caxumba para seguir a melhor medida de tratamento nesse caso.

Caxumba em crianças

A doença costuma afetar principalmente as crianças e os sintomas costumam ser o mesmo dos adultos. Nas crianças as complicações costumam ser relativamente raros mas se ocorrerem podem afetar outras partes do corpo como pâncreas, testículos, ouvido e sistema nervoso central (provocando encefalite minha ou meningite).  

Em algumas crianças a caxumba pode provocar meningite.

Nesses casos, tanto a meningite quanto a encefalite que foram causadas pelo vírus da caxumba não são graves e em geral apresentam boa evolução e melhoria nas crianças.

A inflamação nos testículos, embora possa acontecer é pouco comum nas crianças com menos de 10 anos.

Fique atento, caso o seu filho fique com o pescoço enrijecido, apresentar convulsão febril ou começar a vomitar, procure ajuda médica imediatamente, pois esses sinais podem indicar uma complicação que precisa ser tratada rapidamente.

Caxumba em idosos

A caxumba também pode atingir os idosos, devido a imunidade que fica mais baixa nesse período. Os sintomas costumam ser os mesmos nos adultos e crianças. Porém, devido ao avanço da idade podem ser ainda mais incômodos e deixar os idosos fragilizados.

Caxumba em grávidas

Durante a gravidez, a mulher está mais suscetível a contrair doenças pois a sua imunidade é frequentemente mais baixa e nesse estado a caxumba também pode ser uma das doenças que podem se manifestar caso a grávida tenha tido contato com o vírus e não tenha tomado a vacina.

Mulheres que não tomaram vacina correm o risco de adquir caxumba na gravidez.

Uma vez que a mulher tenha tido recebido a vacina na infância ou tenha tido a doença em algum período da vida, está imune a doença. Caso não tenha tomado a vacina e também não tenha tido a doença, estará suscetível de ter a doença durante a gravidez.

O contágio da gestante pelo vírus que transmite a caxumba, pode provocar a morte do feto e consequentemente aborto nas primeiras 12 semanas de gravidez. Ela não está associada a malformação fetal ou qualquer outro tipo de problema.  

É importante que a gestante não faça a vacina contra a caxumba durante a gravidez para não haver risco de contaminação do feto.

Diagnóstico de Caxumba

Quando um paciente procura um médico com sintomas que possam indicar a caxumba, o médico costuma solicitar uma amostra de sangue para investigar presença da doença.

O sistema imunológico pode produzir anticorpos para combater a infecção, e estes circularem pelo seu sangue. Então, se você tem caxumba, o exame de sangue irá mostrar que os anticorpos estão sendo produzidos para combater o vírus.

A confirmação da caxumba pode ser feita por meio da realização de exames de sangue para identificar a presença de anticorpos contra esse vírus no sangue e, assim, eliminar a hipótese de outras enfermidades que possam se manifestar de forma semelhante.

Tratamentos

A caxumba não tem um tratamento específico e para ela também não existe remédio, ela assim como a maioria das doenças por vírus vai melhorando conforme resposta do organismo.

Assim, o tratamento é restrito apenas a pessoa ficar em repouso e usar medicamentos para melhorar alguns sintomas como febre, dor de garganta entre outros. Mas é importante que o paciente que esteja com caxumba siga essas orientações durante a doença:

– Ficar em repouso e manter-se isolado em casa para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas;

– Fazer uma alimentação leve;

– Ingerir bastante líquido;

– Fazer o uso de máscara na presença de outras pessoas no ambiente;

– Evitar a ingestão de alimentos ou sucos ácidos, assim como de alimentos muito condimentados, pois provocam o aumento da secreção da parótida e, consequentemente podem causar dor.

Tratamento da Caxumba no testículo

Quando a caxumba atinge os testículos, o tratamento é semelhante ao da caxumba comum, onde é indicado repouso e descanso e a ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo.

Especialistas que podem diagnosticar a caxumba

Você deve buscar ajuda médica quando a intensidade dos sintomas de caxumba aumentarem e passarem a provocar incômodo.

Os médicos que podem diagnosticar a caxumba são:

Durante a consulta é importante que você relate todos os sintomas, quando iniciaram e se você teve contato com alguém contaminado com caxumba.

Se você precisa consultar um médico urgente para diagnosticar os sintomas de caxumba e está sem plano de saúde, na  Cia. da Consulta você pode agendar de forma rápida, fácil e sem grandes despesas para o seu bolso.

Como prevenir a Caxumba?

A caxumba pode ser prevenida por meio da vacina contra o vírus. Em geral, essa vacina costuma ser aplicada juntamente com as de sarampo e rubéola, a chamada vacina Tríplice Viral. A vacina costuma ser aplicada em duas doses, a primeira entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos de idade.

A tríplice viral é vacina que protege contra a caxumba

Adultos que não foram infectados pelo vírus da caxumba na infância ou na adolescência têm indicação de ser imunizados, com exceção de gestantes e imunodeprimidos graves.

A vacina tríplice viral é uma combinação do vírus vivos atenuados que atua para combater a manifestação do sarampo, caxumba e rubéola, apresentada sob a forma liofilizada, em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses. A Vacina é obrigatória e está disponível no calendário de vacinação do SUS.

Os três componentes desta vacina são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação. E só em casos muitos raros a pessoa que foi vacinada possa manifestar a caxumba.

Complicações

A maioria das complicações da caxumba se desenvolvem por meio de inflamação e inchaço em alguma parte do corpo, tais como:

  • Testículos
  • Pâncreas, causando náusea a vômitos
  • Ovários e seios
  • Cérebro, podendo se tornar grave
  • Meningite, que pode ocorrer se o vírus da caxumba se espalha através de sua corrente sanguínea para infectar o seu sistema nervoso central.

Outras complicações incluem:

  • Perda de audição em um ou ambos os ouvidos, em casos raros;
  • Complicações fetais, caso uma mulher grávida contraia a doença no primeiro trimestre de gestação;

Chame o seu médico se a criança se desenvolve:

  • Febre maior que 39°C
  • Problemas para mastigar ou tomar líquidos
  • Confusão mental ou desorientação
  • Dor abdominal
  • Dor e inchaço dos testículos.

Caxumba tem cura?

Sim, tem cura! O corpo atua na eliminação do vírus da caxumba com o passar dos dias, portanto ficar em repouso e seguir o tratamento recomendado pelo médico proporcionará a cura completa da doença.

Conclusão

É preciso vacinar as crianças para evitar o contágio e mais casos de caxumba.

Vimos que a caxumba, também conhecida como “papeira” é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais, glândulas produtoras de saliva.

A caxumba faz parte das chamadas doenças comuns da infância por costumar atingir, principalmente, crianças e adolescentes em idade escolar, dos 5 aos 16 anos. O período de maior risco para a infecção é durante o inverno e até o começo da primavera.

A caxumba é uma doença benigna, mas em alguns casos pode atingir outros órgãos e provocar complicações como: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.

O melhor método de prevenir a caxumba é através da vacina que está disponível no calendário de vacinação do SUS e é conhecida como Tríplice viral.

A caxumba tem cura e geralmente é feita pelo próprio organismo e os cuidados devem ser feitos em casa com remédios receitados por um médico para eliminar outros sintomas como febre e inflamação na garganta que podem causar grandes incômodos no período.  

Se você tem ou conhece alguém que esteja com os sintomas indicativos da caxumba e precisa consultar um médico rapidamente, agende uma consulta de forma rápida e prática aqui.

Com essas dicas você pode cuidar melhor da sua saúde e se  prevenir de doenças. Mas lembre-se de sempre procurar um médico para fazer o diagnóstico correto. Aqui você também encontra outros textos para ajudar a tirar suas dúvidas sobre saúde.

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, compartilhe com outras pessoas e  ajude a informar amigos e familiares sobre a Caxumba. Se restou alguma dúvida, agende um horário na Cia. da Consulta e converse com um de nossos médicos!

Este artigo foi útil?

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende já sua consulta

Visite nosso site, conheça as especialidades e os profissionais e agende no melhor horário para você!

Agendar consulta